sábado, 3 de dezembro de 2016

QUEM VEIO PRIMEIRO, O OVO OU A GALINHA?

Em uma das tarefas da interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais tínhamos que pensar em alguma pergunta na área de ciências naturais, que poderia desestabilizar as certezas de alguém. Uma colega postou a seguinte pergunta: Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Essa pergunta me chamou a atenção pois eu estava trabalhando com os meus alunos o último grupo de seres vivos que surgiram na Terra de acordo com a sequência evolutiva: os animais. Estudamos os 8 grupos de invertebrados, depois partimos para os cordados, do qual fazem parte os vertebrados. Quando chegamos no grupo das aves, questionei os meus alunos: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? E os alunos responderam: Boa pergunta profe! Outros faziam suposições. Alguns até disseram que o ovo veio primeiro, mas não sabiam explicar o porquê. Então eu lhes disse que os répteis vieram antes das aves e os répteis se reproduzem por meio de ovos. Se as aves descendem dos répteis, então quem surgiu primeiro foi o ovo.

Esta pergunta da colega coincidiu com o assunto que eu estava trabalhando com os alunos e que, na aula, eles também tiveram suas certezas desestabilizadas por um instante. 

Fonte da imagem: <https://www.youtube.com/watch?v=zjWd6bhfy7I> Acesso em 03/12/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário