PROVA OPERATÓRIA
Ao aplicar uma das provas
operatórias de Piaget sobre a conservação do número com um aluno do 1º ano do
Ensino Fundamental, incialmente pensamos ser uma questão óbvia, que a criança
responderá facilmente aos questionamentos feitos sobre as quantidades. Num
primeiro momento, quando foi feita a relação ficha a ficha, com a mesma
quantidade e a mesma distância entre elas, a criança nos disse que havia a
mesma quantidade. Após, quando espaçamos uma das tiras de fichas, a criança nos
disse que havia maior quantidade nas fichas espaçadas. A única pergunta que fizemos
foi: como é que você sabe? Mas a nossa vontade era dizer: mas nós não colocamos
mais nenhuma ficha, mas sabemos que isso seria orientar a resposta do sujeito e
é um dos principais erros cometidos durante a aplicação da prova.
Adorei a experiência da
aplicação que fiz junto com minha colega Rosângela. A orientação que nos foi
passada era de aplicar a uma criança, mas nós não nos conformamos e aplicamos
com mais três!
Nenhum comentário:
Postar um comentário