domingo, 19 de novembro de 2017

PROVA OPERATÓRIA

Ao aplicar uma das provas operatórias de Piaget sobre a conservação do número com um aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, incialmente pensamos ser uma questão óbvia, que a criança responderá facilmente aos questionamentos feitos sobre as quantidades. Num primeiro momento, quando foi feita a relação ficha a ficha, com a mesma quantidade e a mesma distância entre elas, a criança nos disse que havia a mesma quantidade. Após, quando espaçamos uma das tiras de fichas, a criança nos disse que havia maior quantidade nas fichas espaçadas. A única pergunta que fizemos foi: como é que você sabe? Mas a nossa vontade era dizer: mas nós não colocamos mais nenhuma ficha, mas sabemos que isso seria orientar a resposta do sujeito e é um dos principais erros cometidos durante a aplicação da prova.
Adorei a experiência da aplicação que fiz junto com minha colega Rosângela. A orientação que nos foi passada era de aplicar a uma criança, mas nós não nos conformamos e aplicamos com mais três!

Nenhum comentário:

Postar um comentário