segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Analisando o texto “Ampliação do ensino fundamental: a que demandas atende? A que regras obedece? A que racionalidades corresponde?” (MARCELLO, Fabiana de Amorim; BUJES, Maria Isabel Edelweiss) que trata do ensino fundamental de 9 anos com o ingresso de crianças a partir dos 6 anos de idade, as autoras colocam que “trazer crianças de 6 anos para ao ensino fundamental também coloca a educação infantil sob a luz dos refletores”. Ao meu ver, este termo significa que a educação infantil precisa se reorganizar em relação ao tempo, ao espaço e ao currículo como um todo, para que não seja tratada ou vista como escolarizante, mas sim como um espaço de interação social, de ludicidade, de convívio, de encantamento, de descobertas, de criatividade, de imaginação, onde as crianças possam aprender com todos essas experiências de uma maneira saudável e agradável, para que assim consigam compreender a si mesmas, o outro e o mundo.

Um comentário:

  1. É isso aí Paula, a Educação Infantil, é um espaço de socialização, exploração do mundo, espaço esse, que merece muita atenção também!

    ResponderExcluir