A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Analisando o texto “Ampliação do ensino fundamental: a que
demandas atende? A que regras obedece? A que racionalidades corresponde?” (MARCELLO, Fabiana de Amorim; BUJES, Maria
Isabel Edelweiss) que trata do ensino fundamental de 9 anos com o
ingresso de crianças a partir dos 6 anos de idade, as autoras colocam que “trazer crianças de 6 anos
para ao ensino fundamental também coloca a educação infantil sob a luz dos
refletores”. Ao meu ver, este termo significa que a educação infantil precisa
se reorganizar em relação ao tempo, ao espaço e ao currículo como um todo, para
que não seja tratada ou vista como escolarizante, mas sim como um espaço de
interação social, de ludicidade, de convívio, de encantamento, de descobertas,
de criatividade, de imaginação, onde as crianças possam aprender com todos
essas experiências de uma maneira saudável e agradável, para que assim consigam
compreender a si mesmas, o outro e o mundo.
É isso aí Paula, a Educação Infantil, é um espaço de socialização, exploração do mundo, espaço esse, que merece muita atenção também!
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