domingo, 25 de setembro de 2016

Gaiolas ou Asas?

Na disciplina de Seminário Integrador fomos convidadas a fazer a leitura do texto “Gaiolas ou Asas? ”, de Rubem Alves. O texto nos faz refletir sobre qual o nosso papel enquanto educadores no aprendizado dos alunos: se queremos pássaros engaiolados ou se queremos pássaros livres. Mas, como dar total liberdade ao voo dos alunos se os professores também se sentem engaiolados por um sistema que determina o que deve ser ensinado e ainda verifica por meio de avaliações que de forma alguma conseguem contemplar as diferentes habilidades de uma sala de aula? O autor coloca que os relatos dos professores nas escolas são de horror e medo, de gritaria, de desrespeito, ao mesmo tempo em que tentam pedir silêncio para “fazer coisas” que a burocracia determina”: dar o conteúdo programático, fazer avaliações. Ao meu ver é uma crítica não ao trabalho pedagógico do professor, mas ao “sistema educacional” do qual o professor também se vê preso em uma “gaiola”. Ele compara a sala de aula como uma jaula cheia de tigres famintos e os professores não podem alimentar estes tigres de acordo, o que fazem é tentar domá-los, já que a porta de ferro que prende os tigres prende o domador junto deles. O autor também faz uma comparação com sua infância, ao colocar que, nesta fase de sua vida, tinha um prazer cruel em capturar passarinhos e aprisioná-los em gaiolas. O pássaro violentamente tentava-se livrar-se dos arames da gaiola. Violentos são os pássaros ou violenta é a gaiola que os prende? Violentos são os alunos ou as escolas “gaiolas” que são violentas. Sim, os alunos precisam de educação que abra caminhos para uma vida melhor, mas essa boa educação de que os alunos precisam não é cheia de conteúdos programáticos que o sistema educacional determina e ainda os testam nas avaliações elaboradas pelo Ministério da Educação. Tantos autores defendem que nas avaliações prevaleçam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, e estes exames do Ministério da Educação nada mais são que quantitativos. Os professores, assim como os alunos “tigres” ou “passarinhos” são presas da mesma gaiola: o sistema educacional.
ALVES, Rubem. Gaiolas ou asas? In: ALVES, Rubem. Por uma educação romântica. Campinas: Papirus, 2002, p. 29-32.
Fonte da imagem: <http://discipulosdecristoprromildo.blogspot.com.br/2013/05/espiritualidade-gaiolas-ou-asas.html> Acesso em 25/09/2016

Um comentário:

  1. É quantas vezes o sistema bloqueia nossos voos, engaiolando nossos desejos de voar! Que possamos ser desafiados a alçar voos fortalecendo nossas asas...

    Siga postando!
    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir