quinta-feira, 6 de outubro de 2016

CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS

Na aula de Representação(ões) do mundo pelos Estudos Sociais uma colega questionou o professor Paulo sobre uma maneira de trabalhar o conceito de bairro com os alunos. O professor então nos disse que conceito é o resultado de uma construção, conjunto de ideias e noções. Os conhecimentos prévios (conceitos que o aluno já possui) servem para construir determinados conceitos. Um conceito tem a ver com as histórias e com as memórias. Por isso, antes de trabalhar o conceito de bairro, é importante trabalhar com as histórias e as memórias deste bairro.

Todos nós temos conhecimentos, memórias e histórias internalizadas, por isso é importante aceitar as ideias, as experiências culturais e a vivência dos alunos, por meio do diálogo. A construção de fluxogramas, esquemas e mapas conceituais são ótimos recursos para iniciar a construção de um conceito a partir das ideias trazidas pelos alunos.
 Fonte da imagem: <http://www.venki.com.br/blog/como-desenhar-um-fluxograma/> Acesso em: 06/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário