sábado, 22 de outubro de 2016

TRABALHANDO A COMPARAÇÃO

Dentre os conceitos que estamos trabalhando na interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, está a comparação. Fizemos uma formação nesta semana com uma psicopedagoga sobre atividades lúdicas na escola e ela nos (re)apresentou o jogo “Buraco”. Eu já ouvi falar do jogo, mas não sabia como jogar. Há outras variantes deste jogo, mas a que ela nos passou é esta que descreverei. É um jogo que trabalha o conceito de comparação. Conforme o material disponibilizado na interdisciplina, “para que a criança aprenda a usar, entender e criar critérios para seriar, classificar ou mesmo descrever um objeto ou uma coleção deles ela precisa conhecer critérios de comparação. E para aprender a comparar, nada melhor do que exercitar essa habilidade tão praticada”.

JOGO: BURACO
Material: um baralho espanhol (baralho de bisca).


Como jogar: distribuir todas as cartas na mesa formando um círculo, todas viradas para baixo.  Escolhe-se quem inicia o jogo. Cada jogador, na sua vez, pesca uma carta e a coloca no centro do círculo, virada para cima e assim sucessivamente. Se algum jogador pescar uma carta que forma par com outra que está no meio do círculo virada para cima, recolhe as duas e as deixa a sua frente, uma em cima da outra, virada para cima. Se o jogador não percebeu que seria possível formar o par e acabou colocando a carta no meio do círculo virada para cima, não pode recolher o par, nem os seus colegas. Para formar os pares valem os números das cartas. A última carta que fica em cima do meu monte (virada para cima) pode ser pega por um colega para fazer um par, não somente aquelas do centro do círculo. Vence quem ficar com mais cartas no final. Podem sobrar cartas sem par no final, marcando também o final do jogo. 

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