quarta-feira, 12 de outubro de 2016

AULA PRÁTICA?


Na primeira aula presencial da interdisciplina de Representação do mundo pelas Ciências Naturais o professor nos envolveu em experimentos para introduzir o conteúdo. Então eu me lembrei de uma palestra que assisti no Fórum Internacional de Educação que aconteceu na cidade de Marau com José Alexandre da Rocha Ventura Silva (Professor e Investigador do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal): “o aluno tem que se responsabilizar mais pelo seu aprendizado”, se referindo ao fato de que os alunos devem ouvir menos e estar envolvidos na maior parte do tempo em tarefas, que devemos preparar os alunos para serem cidadãos e profissionais do mundo. Naqueles dias da palestra eu estava trabalhando com meus alunos sobre o processo de fermentação realizado pelos fungos. Eu havia preparado um experimento, mas pensei em não aplicar porque precisava “andar” com o conteúdo. Após a palestra eu pensei: vou aplicar o experimento porque o envolvimento dos alunos tornará a aprendizagem mais significativa. E apliquei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário