BRINCANDO
E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA
Na nossa primeira aula presencial da interdisciplina
de Representação do mundo pela Matemática recordamos que os números foram
inventados para registrar coisas e tornar nossa vida mais fácil. Os números
estão presentes em tudo: aniversário, quantidade de sorvetes que tomava quando
criança, peso, idade, altura, dias, horas...
Primeiramente cada um dos participantes tinha
que pensar em um número e dizer em voz alta, depois devia explicar aos
presentes o porquê da escolha: alguns se lembraram do ano de nascimento, número
da sorte, idade, entre outros motivos.
Nós sabemos jogar Pife, mas, nesta aula, fomos
convidadas a jogá-lo com uma representação numérica diferente: este é o jogo
PIF-PAF MAIA. As cartas deste baralho são uma combinação de quatro cores com
números representados no Sistema de Numeração Maia. Jogar cartas auxilia as
crianças a construírem o conceito de sequência. Foi muito divertido.
Depois realizamos a atividade “Promoção no
mercadinho” envolvendo sistema monetário. Recebemos uma ficha com vários produtos
encontrados em um mercado e cada produto com o valor correspondente. A primeira
tarefa era dividir estes itens em promoção em três grupos distintos, dizendo
qual o critério utilizado para a formação dos mesmos. Vimos durante os relatos
que surgiram várias formas possíveis de organizar estes produtos. Cada grupo
organizou de acordo com uma categoria, de acordo com um critério. É assim na
nossa vida, precisamos organizar as coisas de acordo com critérios. Depois fizemos
as outras tarefas: Se você tivesse que organizar estes itens dentro de um
mercado, como você faria? Davi foi a este mercado ontem e comprou 4 itens deste
folheto. Ele gastou menos de R$10,00 e mais de R$ 5,00. O que ele comprou? Marina,
prima de Davi, comprou 3 coisas, mas duas eram iguais. Ela disse que levou R$
20,00 e que quase não teve dinheiro para pagar tudo. O que você acha que ela
comprou? Se você fosse a esse mercado e só pudesse comprar o que está nesse
panfleto. O que você compraria? Quanto você gastaria?
No dia seguinte, na reunião pedagógica da
escola, levei esta atividade como sugestão aos meus colegas professores. Fiquei
feliz em ouvi-los dizer: “Nossa, que legal! Vamos aplicar no 4º ano”; “Vamos
adaptar para um 3º ano pois a ideia é ótima”. Muito bom aprender coisas
diferentes que nos auxiliam na prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário