quarta-feira, 12 de outubro de 2016

BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA

Na nossa primeira aula presencial da interdisciplina de Representação do mundo pela Matemática recordamos que os números foram inventados para registrar coisas e tornar nossa vida mais fácil. Os números estão presentes em tudo: aniversário, quantidade de sorvetes que tomava quando criança, peso, idade, altura, dias, horas...
Primeiramente cada um dos participantes tinha que pensar em um número e dizer em voz alta, depois devia explicar aos presentes o porquê da escolha: alguns se lembraram do ano de nascimento, número da sorte, idade, entre outros motivos.
Nós sabemos jogar Pife, mas, nesta aula, fomos convidadas a jogá-lo com uma representação numérica diferente: este é o jogo PIF-PAF MAIA. As cartas deste baralho são uma combinação de quatro cores com números representados no Sistema de Numeração Maia. Jogar cartas auxilia as crianças a construírem o conceito de sequência. Foi muito divertido.



Depois realizamos a atividade “Promoção no mercadinho” envolvendo sistema monetário. Recebemos uma ficha com vários produtos encontrados em um mercado e cada produto com o valor correspondente. A primeira tarefa era dividir estes itens em promoção em três grupos distintos, dizendo qual o critério utilizado para a formação dos mesmos. Vimos durante os relatos que surgiram várias formas possíveis de organizar estes produtos. Cada grupo organizou de acordo com uma categoria, de acordo com um critério. É assim na nossa vida, precisamos organizar as coisas de acordo com critérios. Depois fizemos as outras tarefas: Se você tivesse que organizar estes itens dentro de um mercado, como você faria? Davi foi a este mercado ontem e comprou 4 itens deste folheto. Ele gastou menos de R$10,00 e mais de R$ 5,00. O que ele comprou? Marina, prima de Davi, comprou 3 coisas, mas duas eram iguais. Ela disse que levou R$ 20,00 e que quase não teve dinheiro para pagar tudo. O que você acha que ela comprou? Se você fosse a esse mercado e só pudesse comprar o que está nesse panfleto. O que você compraria? Quanto você gastaria?

No dia seguinte, na reunião pedagógica da escola, levei esta atividade como sugestão aos meus colegas professores. Fiquei feliz em ouvi-los dizer: “Nossa, que legal! Vamos aplicar no 4º ano”; “Vamos adaptar para um 3º ano pois a ideia é ótima”. Muito bom aprender coisas diferentes que nos auxiliam na prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário