quarta-feira, 12 de outubro de 2016

EXPERIÊNCIA PESSOAL ENVOLVENDO MATEMÁTICA


Na interdisciplina de Representação do mundo pela Matemática fomos convidadas relatar uma experiência pessoal envolvendo matemática na sala de aula e que consideramos interessante. Podia ser uma situação que promoveu aprendizagem ou mesmo uma situação que, mesmo não sendo de sucesso, provocou reflexões por parte do professor. Então eu me lembrei de uma experiência enquanto aluna. Eu estava na 5ª série e minha mãe era a minha professora. Para introduzir a ideia de frações, ela fez um bolo e trouxe para a sala de aula. Conforme ela cortava o bolo nos questionava em quantas partes estava cortando. Primeiro em duas, depois em 4, 8 e 16. Começou a retirar os pedaços do bolo um a um e nos questionando. A cada pedaço retirado e com os questionamentos feitos, fazíamos o desenho no caderno representando com a cor vermelha os pedaços retirados. Depois ela nos disse que esses desenhos poderiam ser representados de outra forma. Confesso que essa atividade foi significativa para mim, inclusive por poder degustar o bolo no final, mas eu não tive e não tenho dificuldades com as frações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário