EXPERIÊNCIA
PESSOAL ENVOLVENDO MATEMÁTICA
Na interdisciplina de Representação do mundo
pela Matemática fomos convidadas relatar uma experiência pessoal envolvendo
matemática na sala de aula e que consideramos interessante. Podia ser uma
situação que promoveu aprendizagem ou mesmo uma situação que, mesmo não sendo
de sucesso, provocou reflexões por parte do professor. Então eu me lembrei de
uma experiência enquanto aluna. Eu estava na 5ª série e minha mãe era a minha
professora. Para introduzir a ideia de frações, ela fez um bolo e trouxe para a
sala de aula. Conforme ela cortava o bolo nos questionava em quantas partes
estava cortando. Primeiro em duas, depois em 4, 8 e 16. Começou a retirar os
pedaços do bolo um a um e nos questionando. A cada pedaço retirado e com os
questionamentos feitos, fazíamos o desenho no caderno representando com a cor
vermelha os pedaços retirados. Depois ela nos disse que esses desenhos poderiam
ser representados de outra forma. Confesso que essa atividade foi significativa
para mim, inclusive por poder degustar o bolo no final, mas eu não tive e não tenho
dificuldades com as frações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário