sábado, 22 de outubro de 2016

CURIOSIDADE QUE GERA APRENDIZAGEM

A tarefa da semana 3 da interdisciplina de Representação do mundo pelas Ciências Naturais tem como título “inventário de perguntas de crianças” onde nós devemos anotar em nossa sala de aula ou outro espaço perguntas interessantes feitas por crianças.
A pergunta, ou melhor, as perguntas interessantes que me causaram admiração vieram de um aluno do 8º ano da escola onde trabalho. Posso considerar que a curiosidade deste aluno fez com que ele aprendesse algo interessante para sua vida, conforme vou descrever abaixo.
Ontem, dia 21 de outubro, fomos com os alunos do 8º e 9º ano da escola até a cidade de Gramado-RS visitar, entre outros locais, o Gramado ZOO. Ao chegar lá, fui buscar os tickets e entreguei o comprovante de depósito antecipado do valor correspondente à quantidade de pessoas. Os alunos estavam juntos neste momento. Então um menino do 8º ano perguntou: profe, como eles te deram os ingressos sem precisar pagar? Então eu respondi: lembra quando passamos na sala falando sobre a viagem e dissemos que depois efetua o pagamento em caso de desistência não há como receber o dinheiro de volta? É exatamente por isso, temos que pagar o valor das entradas antes de vir aqui. Então o aluno perguntou: como o dinheiro chega aqui? Vocês vieram até aqui para trazer? Eu respondi: não precisa vir até aqui, fomos no banco fazer o pagamento e o banco envia para eles. Ele respondeu com uma pergunta: mas como o banco sabe que é para eles que tem que mandar o dinheiro? Respondi que o dono do Gramado ZOO tem uma conta no banco e ele me passou o nome. Ele perguntou novamente: mas se tem duas pessoas com o mesmo nome, como o banco sabe para quem tem que mandar o dinheiro? Eu perguntei a ele: você tem carteira de identidade e CPF? Ele disse que sim. Perguntei se alguma vez além do nome dele pediram o número da identidade, do CPF ou da certidão de nascimento. Ele respondeu: sim profe, no bilhete da viagem vocês pediram para colocar o número da identidade ou da certidão de nascimento. Eu me lembrei que eu tinha a lista de passageiros na bolsa e mostrei a ele. Pedi se aqueles números ao lado do nome de cada aluno eram iguais. Ele analisou e respondeu que não. Então expliquei: é por isso que o banco sabe para quem é o dinheiro se existem duas pessoas com o mesmo nome: porque o dono do ZOO me deu o seu nome, o número do seu CPF e o número da sua conta. Todos esses números são próprios de cada pessoa. Se há outra pessoa com o mesmo nome do dono do ZOO, o número do CPF será diferente, assim como o número da conta. Neste caso chegamos juntos à resposta final. Eu achei o máximo a curiosidade do aluno e o elogiei por querer saber disso. 

Um comentário:

  1. Oi Paula,
    Eu me arrisco a dizer que esse aluno aprendeu algo interessante para sua vida e você contribui para isso e que você também aprendeu algo interessante sobre a vida e sobre a aprendizagem desse aluno.
    O sujeito que se abre para uma relação dialógica, abre-se para o mundo. (Paulo Freire, 2011)

    ResponderExcluir