domingo, 11 de junho de 2017

 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO - PPP

Assistindo aos vídeos com a entrevista realizada pela TV Paulo Freire com a professora Ilma Passos Alencastro Veiga, Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, que aborda a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, destaquei alguns pontos interessantes.
Para começar, o PPP é um processo de tomada de decisão coletiva. É um produto que que se constrói com participação. No vídeo, Ilma Veiga cita que a LDB traz ora projeto político-pedagógico, ora proposta pedagógica. Segundo ela não há diferença, pois, todo projeto político-pedagógico contém uma proposta pedagógica.
O PPP deve estar em consonância com a legislação: conforme o artigo 2º da LDB, dos Princípios e Fins da Educação Nacional, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O PPP tem um compromisso com a qualidade formal (estrutura física) e política da escola (qualidade de ensino oferecida).
Quando o PPP é construído coletivamente, a escola ganha forças e cria um compromisso para todos, ou seja, quando o PPP é construído no coletivo, cria um sentimento de pertença.
O PPP deve ter objetivos:
- Gerar a identidade da escola, pois cada escola tem uma realidade e, consequentemente, um tipo de projeto. É o espaço que mostra a cara da escola.
-   Gerar um novo tipo de ensino, ou seja, a escola tem que inovar a metodologia, onde o aluno seja produtor de conhecimento, não reprodutor.
-  Politizar para desvelar conflitos e as contradições que permeiam o processo educativo, levar os alunos a fazer a leitura de mundo para que ele entenda o que se passa na realidade social.
-   Avaliar e auto avaliar o produto e o processo da escola.
Conforme a professora doutora Ilma Veiga colocou no vídeo, o PPP é um grande guarda-chuva da escola e o meu plano de ensino de professor deve estar em consonância com o PPP. A sala de aula é o espaço de concretização do Projeto e o meu trabalho enquanto educador deve manter um certo nível de coerência com o PPP. E o PPP também vai estar de acordo com o trabalho que eu desenvolvo na sala de aula quanto eu participo da sua construção para contribuir com a minha visão. Os gestores dos estabelecimentos de ensino devem organizar momentos para a discussão e construção coletiva do PPP.  

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