PROJETO
POLÍTICO-PEDAGÓGICO - PPP
Assistindo aos vídeos com a
entrevista realizada pela TV Paulo Freire com a professora Ilma Passos
Alencastro Veiga, Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de
Campinas, que aborda a construção do Projeto Político Pedagógico da escola,
destaquei alguns pontos interessantes.
Para começar, o PPP é um
processo de tomada de decisão coletiva. É um produto que que se constrói com
participação. No vídeo, Ilma Veiga cita que a LDB traz ora projeto
político-pedagógico, ora proposta pedagógica. Segundo ela não há diferença, pois,
todo projeto político-pedagógico contém uma proposta pedagógica.
O PPP deve estar em
consonância com a legislação: conforme o artigo 2º da LDB, dos Princípios e
Fins da Educação Nacional, a educação, dever da família e do Estado, inspirada
nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por
finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O PPP tem um compromisso com a
qualidade formal (estrutura física) e política da escola (qualidade de ensino
oferecida).
Quando o PPP é construído
coletivamente, a escola ganha forças e cria um compromisso para todos, ou seja,
quando o PPP é construído no coletivo, cria um sentimento de pertença.
O PPP deve ter objetivos:
- Gerar a identidade da escola, pois cada escola
tem uma realidade e, consequentemente, um tipo de projeto. É o espaço que
mostra a cara da escola.
- Gerar um novo tipo de ensino, ou seja, a escola
tem que inovar a metodologia, onde o aluno seja produtor de conhecimento, não
reprodutor.
- Politizar para desvelar conflitos e as
contradições que permeiam o processo educativo, levar os alunos a fazer a
leitura de mundo para que ele entenda o que se passa na realidade social.
- Avaliar e auto avaliar o produto e o processo
da escola.
Conforme a professora doutora Ilma Veiga colocou no vídeo, o
PPP é um grande guarda-chuva da escola e o meu plano de ensino de professor
deve estar em consonância com o PPP. A sala de aula é o espaço de concretização
do Projeto e o meu trabalho enquanto educador deve manter um certo nível de
coerência com o PPP. E o PPP também vai estar de acordo com o trabalho que eu
desenvolvo na sala de aula quanto eu participo da sua construção para contribuir
com a minha visão. Os gestores dos estabelecimentos de ensino devem organizar momentos
para a discussão e construção coletiva do PPP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário