domingo, 25 de junho de 2017

QUALIDADE EM EDUCAÇÃO SÓ ESTÁ RELACIONADA COM O ENSINO NA SALA DE AULA?


Grande parte do dinheiro do governo vem dos impostos: de renda, do pagamento de bens e serviços. E temos o direito de saber o que é feito com este dinheiro, já que ele deve ser investido em prol da população com ética e transparência. Falamos em qualidade da educação, as metas do Plano Nacional de Educação defendem isso. Mas, falar em qualidade de educação, não é apenas falar da qualidade do ensino oferecido, mas sim da valorização do professor, do investimento em infraestrutura e recursos pedagógicos, investimento na formação continuada de professores. De que adianta “medir” a qualidade da educação do país por meio de provas quando sequer os investimentos em educação visam melhorar a qualidade da estrutura física ou na valorização dos profissionais que dentro dela atuam? Por que será que a procura por cursos de licenciatura está diminuindo? Por que não é atrativa, o aluno pode procurar outro curso de graduação onde seja melhor recompensado financeiramente. Vivemos em um país onde poucos pensam e decidem o que é melhor para o outro.  
Fonte da imagem: <http://exame.abril.com.br/economia/pib-em-dolar-cai-25-e-brasil-cai-para-a-posicao-de-9a-economia-do-mundo/> Acesso em 25/06/2017

2 comentários:

  1. Olá Paula!
    Trouxe ótimos questionamentos, sobre as provas externas existem longas discussões, até que ponto conseguem "medir" a eficácia do nosso fazer pedagógico, sem falar na diversidade...

    Seguimos conversando!
    Tutor@ Isolete

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  2. Olá Paula.
    Muito interessante tua reflexão, mas além disso quando falamos em educação temos que poder olhar para a complexidade desse processo e o contexto social, histórico e político em que estamos inseridos.

    Abraços
    Márcio Malavolta

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