domingo, 1 de abril de 2018


TRABALHO EM GRUPO

Nesta semana apliquei um trabalho em duplas em uma turma do ensino médio e uma das duplas me fez o seguinte comentário, mas de forma animada: “profe, não dá para fazer trabalho em duplas, a gente fica discutindo o tempo inteiro porque eu acho que a resposta é de um jeito e ele acha que é de outro, eu acho que uma alternativa está correta e ele acha que é outra”. Eu fiquei feliz com essa observação e também fiz meu comentário: “esse é o objetivo da atividade em duplas, quando vocês discutem para chegar a uma conclusão vocês aprendem muito mais que apenas ouvindo as minhas explicações orais.
Como diz Paulo Freire (1994, p. 134) no livro Pedagogia da Esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido: “Ensinar não é transferir conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical do professor, a aprendizagem não se dá por transferência de conteúdo, mas por interação, que é o caminho da construção”.
Fonte da imagem: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40188> Acesso em 01/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário