TRABALHO
EM GRUPO
Nesta semana apliquei um
trabalho em duplas em uma turma do ensino médio e uma das duplas me fez o seguinte
comentário, mas de forma animada: “profe, não dá para fazer trabalho em duplas,
a gente fica discutindo o tempo inteiro porque eu acho que a resposta é de um
jeito e ele acha que é de outro, eu acho que uma alternativa está correta e ele
acha que é outra”. Eu fiquei feliz com essa observação e também fiz meu
comentário: “esse é o objetivo da atividade em duplas, quando vocês discutem
para chegar a uma conclusão vocês aprendem muito mais que apenas ouvindo as
minhas explicações orais.
Como diz Paulo Freire (1994,
p. 134) no livro Pedagogia da Esperança: um encontro com a pedagogia do
oprimido: “Ensinar não é transferir
conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do conteúdo transferido
no discurso vertical do professor, a aprendizagem não se dá por transferência de
conteúdo, mas por interação, que é o caminho da construção”.
Fonte da imagem: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40188> Acesso em 01/04/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário