domingo, 3 de abril de 2016

Crianças, o que fazer quando ainda não sabem ler?
Contribuições de Emília Ferreiro

Na disciplina de Fundamentos de Alfabetização pudemos nos aprofundar nas contribuições de Emília Ferreiro sobre o processo de leitura e escrita, as quais já me renderam postagens interessantes neste portfólio. Segundo Emília Ferreiro, para trabalhar com crianças que ainda não sabem ler precisamos inseri-las em práticas sociais que envolvam a leitura mesmo antes da aquisição desta habilidade para que, desta maneira, elas possam construir hipóteses sobre a língua escrita e ampliar suas concepções iniciais. Emília fala muito sobre o ambiente alfabetizador. Coloca que trabalhar leitura e escrita na educação infantil não é antecipar o ensino fundamental, mas deve-se ter cuidado com a maneira como se introduz a criança ao mundo da leitura e da escrita.
Tornar o ambiente escolar alfabetizador pode ser feito de várias formas: demonstrando afeto pelos livros, fazendo leituras em voz alta, permitindo que as crianças tenham acesso a materiais de leitura como as bibliotecas de sala de aula, dando às crianças inúmeras oportunidades de aproximação da língua escrita, expondo quadrinhas, poemas, letras de músicas, pequenos textos, entre outros em sala de aula e ler apontando as palavras, utilizando letras móveis, entre outras inúmeras formas.

Mas o que quero destacar aqui é o trabalho que foi realizado por uma professora da escola em que trabalho com os seus alunos da Pré-escola. Coloquei a ela que eu estava estudando sobre alfabetização, leitura e escrita e sugeri que, quando trabalhassem com parlendas, poemas, pequenos textos ou músicas, expusessem a letra desse gênero textual trabalhado na sala de aula para aproximar às crianças da cultura escrita. Naquela mesma semana ela havia exposto a letra de uma música trabalhada e fez a relação com as minhas colocações. Fiquei feliz quando recebi a imagem. 

Um comentário:

  1. Ótima reflexão, Paula! Emilia nos mostra isso, temos muitas possibilidades de tornar um ambiente alfabetizador com pequenas atitudes. Que maravilhoso explorar a letra da música que já é conhecida pelos alunos! Belo exemplo de um coletivo de trabalho! A parceria e o envolvimento das colegas no cotidiano fazem a diferença!

    ResponderExcluir