sábado, 23 de abril de 2016

E FALANDO DE LEITURA ...

Na disciplina de Literatura infanto-juvenil e aprendizagem, de um dos slides apresentados na aula, copiei a seguinte frase: “a leitura impacta nossas vidas, quando lemos algo que nos impacta, isso pode nos incomodar, desacomodar, perturbar. Quando lemos para uma criança, nós a impactamos e movimentamos seu mundo”.
Desta maneira, me lembrei da disciplina de alfabetização. Emília Ferreiro diz que ler em voz alta para uma criança, demonstrando afeto pelo livro, desperta a curiosidade da criança em querer saber e compreender aquilo que ainda não consegue. Desta forma estamos introduzindo a criança na cultura escrita.
Em uma das escolas em que trabalho, está em andamento desde o ano passado o projeto de leitura, desde a pré-escola até o ensino médio. No ano passado os alunos tiveram contato com vários gêneros textuais com atividades previamente elaboradas, uma vez por semana. Neste ano a proposta é a leitura diária, durante 30 minutos. Cada aluno fica responsável pelo seu livro.  A comunidade escolar acredita que desenvolver a competência leitora nos alunos é muito importante para que eles tenham um melhor desempenho nas avaliações externas como Prova Brasil e ENEM. No início a ideia gera desconforto para alguns. Mas acredito que pouco a pouco todos estarão abraçando esta ideia, fazendo da leitura um hábito. Eu já tenho em mente alguns livros que quero ler durante este ano nos momentos de leitura da escola, afinal todos estão participando: alunos, professores, direção e coordenação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário