LUDICIDADE: AULA DIVERTIDA
Na primeira aula de Ludicidade fomos
apresentadas às professoras Tânia e Darli. Aprendemos três brincadeiras muito legais para
serem aplicadas aos nossos alunos. Brincadeiras divertidas que renderam muitos
risos para nós, adultas. Se gostamos tanto da aula, imagino como se sentem as
crianças ao participarem de uma brincadeira.
1ª brincadeira:
Ritmo, memória e coordenação.
Alunos
em círculo. Um é escolhido para iniciar a brincadeira (ou pode iniciar pelo
professor para que ele possa dar o exemplo). O aluno escolhido diz seu nome e faz
um gesto. Todos os alunos repetem o nome do aluno e imitam o gesto que ele fez.
O segundo aluno, seguindo o sentido horário no círculo, também diz seu nome e
faz um gesto. Todos os alunos repetem o nome e o gesto do primeiro aluno mais o
nome e o gesto do segundo aluno. O terceiro aluno faz a mesma coisa, ou seja,
diz seu nome e faz um gesto. O grupo então repete o nome e o gesto do primeiro,
do segundo e agora também do terceiro aluno e assim sucessivamente até chegar
no último integrante do círculo.
2ª brincadeira:
sequência numérica
Alunos
em círculo. O professor dá a seguinte ordem: “o grupo terá que falar a
sequência numérica até 15 (ou mais) mas sem combinar, um de cada vez, aleatoriamente.
Eu não posso falar logo em seguida do meu colega da esquerda ou da direita, nem
ao mesmo tempo que outro colega. Toda vez que isso acontecer, o grupo deve
iniciar a sequência novamente. Pode-se tentar várias vezes até conseguir”.
OBSERVAÇÃO:
Na aula nós criamos estratégias para que duas pessoas não falassem ao mesmo
tempo como: levantar a mão antes de falar, trocar olhares, seguir a sequência
do círculo pulando um colega. Na verdade, fomos além da ordem da brincadeira,
não era para criarmos regras, precisávamos apenas de atenção e concentração.
3ªbrincadeira: eu
gosto de você porque ...
Alunos
sentados em círculo, cada um com a sua cadeira. Um aluno é escolhido para ficar
no centro, sem a cadeira, para iniciar a brincadeira. Este aluno para em frente
a uma colega e diz, por exemplo: “eu gosto de você porque você usa chinelos”.
Todos os alunos que possuem essa mesma característica, ou seja, que estão usando
chinelos devem trocar de lugar. O aluno que falou também procura um lugar para
sentar. O aluno que ficou sem cadeira procura outro colega e diz, por exemplo: “eu
gosto de você porque você tem dentes”. Então todo mundo que compartilha desta
característica troca de lugar. Assim a brincadeira segue e podem ser dadas
várias ordens como: eu gosto de você porque você usa roupa vermelha; eu gosto
de você porque você usa óculos; eu gosto de você porque você tem cabelos
castanhos; entre outras.
Olá Paula!
ResponderExcluirO que escrever sobre tuas postagens? Sempre sinto prazer em ler teu blog, pois ele apresenta aspectos pertinentes e necessários para pensar a ação pedagógica.
Que bom conhecer essas ideias, certamente podem ser úteis a muitos que cultivam a ludicidade.
Tutor@ Isolete