PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE
AULA
Na aula online de Seminário Integrador III
fomos desafiadas a escrever uma pequena reflexão a partir das leituras
propostas sobre o tema “Projetos de
Aprendizagem na Sala de Aula”. Eu e minhas duas colegas, Serlei e Rosângela, em
síntese, escrevemos a reflexão abaixo:
Ao ler os textos sobre os projetos de
aprendizagem podemos perceber que são completamente diferente da ideia e da
prática que temos de trabalhar por projetos. É um aprendizado a ser construído
tanto por nós, professores como pelos alunos que não estão acostumados a
perguntar e terão que sair de sua zona de conforto e buscar suas respostas.
Quando pensamos em projeto pensamos em
buscar atividades para aplicar previamente elaboradas, mas não construídas
coletivamente com os alunos. Trabalhar com projetos de aprendizagem possibilita
o desenvolvimento da autonomia do aluno.
Pedro Demo coloca que pesquisa tem um
lado ligado ao aprender bem. O aluno que pesquisa aprende melhor. As perguntas
são o resultado da nossa curiosidade.
Com o projeto de aprendizagem você
trabalha com problematização, pesquisa e reflexão dos resultados alcançados, e
leva o professor junto com os alunos a experiencias diversas.
Sem dúvida esse tipo de projeto
colabora para construir sujeitos mais autônomos, críticos e que não
engolem qualquer resposta.
O fato do professor permitir-se
trabalhar com projetos de aprendizagem é ter a coragem de assumir uma nova
metodologia de trabalho, uma nova forma de ensinar.
Os TICS são uma ferramenta que pode
tonar esses projetos mais dinâmicos e, ao mesmo tempo, mais desafiadores.
Olá Paula!
ResponderExcluirVocê trouxe um aspecto fundamental da sala de aula, a autonomia do aluno. Como proporcionar isso?
Para pensar!
Tutor@ Isolete