quinta-feira, 2 de junho de 2016

PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Na aula online de Seminário Integrador III fomos desafiadas a escrever uma pequena reflexão a partir das leituras propostas sobre o tema “Projetos de Aprendizagem na Sala de Aula”. Eu e minhas duas colegas, Serlei e Rosângela, em síntese, escrevemos a reflexão abaixo:

Ao ler os textos sobre os projetos de aprendizagem podemos perceber que são completamente diferente da ideia e da prática que temos de trabalhar por projetos. É um aprendizado a ser construído tanto por nós, professores como pelos alunos que não estão acostumados a perguntar e terão que sair de sua zona de conforto e buscar suas respostas.
Quando pensamos em projeto pensamos em buscar atividades para aplicar previamente elaboradas, mas não construídas coletivamente com os alunos. Trabalhar com projetos de aprendizagem possibilita o desenvolvimento da autonomia do aluno.
Pedro Demo coloca que pesquisa tem um lado ligado ao aprender bem. O aluno que pesquisa aprende melhor. As perguntas são o resultado da nossa curiosidade.
Com o projeto de aprendizagem você trabalha com problematização, pesquisa e reflexão dos resultados alcançados, e leva o professor junto com os alunos a experiencias diversas.
Sem dúvida esse tipo de projeto colabora para construir sujeitos mais autônomos, críticos  e que não engolem qualquer resposta.
O fato do professor permitir-se trabalhar com projetos de aprendizagem é ter a coragem de assumir uma nova metodologia de trabalho, uma nova forma de ensinar.

Os TICS são uma ferramenta que pode tonar esses projetos mais dinâmicos e, ao mesmo tempo, mais desafiadores.

Um comentário:

  1. Olá Paula!
    Você trouxe um aspecto fundamental da sala de aula, a autonomia do aluno. Como proporcionar isso?

    Para pensar!
    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir