domingo, 22 de maio de 2016

Uma síntese da Poesia infantil no Brasil, a partir do texto de Luís Camargo


Luiz Camargo é escritor e ilustrador de livros infantis. Nasceu em São Paulo em 1954. 
Desenvolve pesquisas sobre a poesia infantil no Brasil.
  

Ø  Nos séculos XIX e XX os poemas infantis possuíam forte  vínculo com a escola com o seguimento de paradigmas morais e cívicos, para que as crianças fossem boas leitoras e de bom comportamento.


Ø  Primeiro livro de poesia infantil no Brasil: seja Flores do campo, de José Fialho Dutra publicado em Porto Alegre, em 1882, em razão do seu subtítulo, “poesias infantis”.



Ø  1886: publicado o livro Contos infantis, de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) de Adelina Lopes Vieira (1850-?), com algumas traduções e apropriações de modelos europeus.

Ø 1891: aprovado o livro Contos infantis para uso das escolas públicas primárias, com gravuras e ilustrações com um pequeno questionário ao final de cada conto.



Ø  1897: publicação do Livro das crianças, de Zalina Rolim (1869-1961) pelo governo paulista para distribuição nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Neste livro, todos os trinta poemas que o compõem foram escritos a partir de ilustrações com a função de adiantar o assunto dos poemas, facilitando sua compreensão e auxiliando sua memorização.


Ø  1904: publicação do livro Poesias infantis, de Olavo Bilac (1865-1918). Bilac, escreveu Poesias infantis “para uso das aulas de instrução primária”, procurando compor “versos (...) sem dificuldade de linguagem”, sobre “assuntos simples”, visando “contribuir para a educação moral das crianças do seu país”.


Ø  1943: No livro “O menino poeta” Henriqueta Lisboa (1904-1985), privilegia o lirismo, utilizando largamente a metáfora, mas sem romper com o paradigma moral e cívico. Este livro abriu caminho para uma poesia infantil livre de compromissos pedagógicos.


Ø  1962: Sidónio Muralha (1920-1982), lança o livro A televisão da bicharada, privilegiando o trabalho com a linguagem, o jogo com a sonoridade, o ritmo, a música das palavras e a narração de breves cenas cômicas.


Ø  Principais poetas modernistas brasileiros: Cecília Meireles (1901-1964) e Vinicius de Moraes (1913-1980). Cecília Meireles traz para a poesia infantil a musicalidade, explorando versos regulares, a combinação de diferentes metros, o verso livre, a aliteração, a assonância Seu livro de poesia infantil, publicado em 1964 tem o mesmo nome de uma de suas poesias mais conhecidas: “Ou isto ou aquilo”.


Ø  Os poemas infantis de Vinicius de Moraes estão reunidos no livro A arca de Noé. Em seus poemas aparecem características como jogo sonoro, humor, aproveitamento de recursos típicos da poesia popular como a quadra, a redondilha e a rima nos versos pares, além da temática animal. Vinícius de Moraes popularizou-se pelo fato dos seus poemas terem sido musicados por importantes compositores brasileiros, como Tom Jobim.



Ø  Nos últimos 15 anos, autores como Sérgio Capparelli (n. 1947) e José Paulo Paes (1926-1998), destacam a preferência pelo humor. 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Paula!
    Você trouxe uma linha do tempo da literatura. Mas na sua prática consegue usufruir dela em sala de aula? Como os alunos reagem frente a isso?

    Seguimos conversando!
    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir
  3. Com meus alunos trabalho com poemas modernistas de Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Trabalhar com poemas favorece o prazer da leitura desperta a vontade de produzir os próprios poemas. Além disso, exercita a oralidade.

    ResponderExcluir