domingo, 8 de maio de 2016

TRÊS GRANDES CLASSES DE JOGOS, SEGUNDO PIAGET
Após a leitura do texto “A evolução do jogo segundo a epistemologia genética”, de Bruna Molozzi, construí um fluxograma descrevendo as três grandes classes de jogos segundo Piaget, que são os jogos de exercício, os jogos simbólicos e os jogos de regras.

Piaget na teoria do construtivismo estuda a forma como construímos conhecimento, como criamos estruturas mentais enquanto nos desenvolvemos para compreendermos o mundo à nossa volta e que brincar e jogar relacionam-se com a construção dessas estruturas mentais. Quando a criança cria uma estratégia, por exemplo, de conseguir um brinquedo que está distante dela, modifica o meio externo e se modifica internamente: acomodação, assimilação e adaptação, conceitos básicos da teoria piagetiana. No período sensório motor (1 ano e meio a dois anos) a criança utiliza a motricidade e seus sentidos para atuar sobre o meio na exploração e deslocamento de objetos, imitando pessoas. A criança brinca com aquilo que já aprendeu, sedimentando as conquistas realizadas.  No período pré-operatório (1 ano e meio a 6 anos) a criança utiliza-se de um símbolo para representar a realidade – jogo simbólico. Dessa forma a criança reconstrói acontecimentos passados, compensa os indesejáveis e liquida conflitos. O jogo com regras (dos 8 aos 11 anos) é uma sucessão ao jogo simbólico em que a criança ingressa no período das operações concretas. Há uma evolução da relação da criança com a regra. Crianças mais velhas começam a compreender que regras surgem a partir dos acordos grupais e valem para todos. Dessa forma, podem experimentar situações democráticas.

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