TRÊS
GRANDES CLASSES DE JOGOS, SEGUNDO PIAGET
Após a leitura do texto “A
evolução do jogo segundo a epistemologia genética”, de Bruna Molozzi, construí um
fluxograma descrevendo as três grandes classes de jogos segundo Piaget, que são
os jogos de exercício, os jogos simbólicos e os jogos de regras.
Piaget na teoria do
construtivismo estuda a forma como construímos conhecimento, como criamos
estruturas mentais enquanto nos desenvolvemos para compreendermos o mundo à
nossa volta e que brincar e jogar relacionam-se com a construção dessas
estruturas mentais. Quando a criança cria uma estratégia, por exemplo, de
conseguir um brinquedo que está distante dela, modifica o meio externo e se
modifica internamente: acomodação, assimilação e adaptação, conceitos básicos
da teoria piagetiana. No período sensório motor (1 ano e meio a dois anos) a
criança utiliza a motricidade e seus sentidos para atuar sobre o meio na
exploração e deslocamento de objetos, imitando pessoas. A criança brinca com
aquilo que já aprendeu, sedimentando as conquistas realizadas. No período pré-operatório (1 ano e meio a 6
anos) a criança utiliza-se de um símbolo para representar a realidade – jogo
simbólico. Dessa forma a criança reconstrói acontecimentos passados, compensa
os indesejáveis e liquida conflitos. O jogo com regras (dos 8 aos 11 anos) é
uma sucessão ao jogo simbólico em que a criança ingressa no período das
operações concretas. Há uma evolução da relação da criança com a regra.
Crianças mais velhas começam a compreender que regras surgem a partir dos
acordos grupais e valem para todos. Dessa forma, podem experimentar situações
democráticas.
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