EXPLORANDO
POSSIBILIDADES VOCAIS
Após a leitura do texto “Explorando
possibilidades vocais: da fala ao canto” de Agnes Schmeling e Lúcia Teixeira
pude conhecer algumas atividades/dinâmicas que podem proporcionar o desenvolvimento
vocal dos alunos. Já que todos carregam consigo a voz, ela é um recurso
acessível à música.
1ª
atividade
Alunos devem caminhar e observar sua sala de
aula. Ao sinal do professor (batida de palmas) devem parar e fechar os olhos. O
professor faz uma pergunta como, por exemplo: quantos alunos usam óculos? Quem sabe
responder levanta a mão, ainda de olhos fechados. A pergunta pode ser feita por
outro colega e para que ela saiba que estará no comando, o professor pode dar
um toque em seu ombro.
Outra possibilidade é caminhar pela sala de
aula. Os alunos devem perceber que é hora de parar, sem enxergar e sem falar,
apenas por tocarem em um colega que está parado. Qualquer um dos participantes
pode dar o comando de parar.
Pode ser explorada também a seguinte possibilidade
vocal: cada aluno escolhe uma vogal para emitir, de forma cantada ou falada, em
timbre mais grave ou mais agudo, mais forte ou mais suave, caminhando pela sala.
Os alunos devem encontrar seus pares de acordo com a vogal escolhida e
apresentar sua vogal da forma que escolherem.
2ª
atividade
Desenvolvimento
de um diálogo, que pode ser uma parlenda, interpretando os personagens e explorando
diferentes timbres, colocações vocais, entonação e dicção, de forma a
interpretar a fala com emoção. No texto foi utilizado como exemplo a parlenda “Alô,
o Tatu taí?”
Alô, o Tatu taí?
Trim, trim, trim…
– Alô, o Tatu taí?
– Não, o Tatu não tá, mas a mulher do Tatu
tando, é o mesmo que o
Tatu tá!
– Então tá.
– Tá!
Tu,
tu, tu, tu…
A declamação de trava-línguas também auxilia a
dicção e exploram diferentes consoantes. Eles podem ser declamados ou
musicados. Exemplos de trava-línguas:
“O rato roeu a roupa
do rei de Roma.”
“Se a
liga me ligasse, eu também ligava a liga, como a liga não me liga, eu também não
ligo a liga.”
“Norma
nina o nenê de Neusa.”
“O
pinto pia, a pia pinga. Pinga a pia, pia o pinto. Quanto mais a pia pinga, mais
o pinto pia.”
3ª
atividade
Explorar
canções com movimentos corporais. Com uma canção você pode:
-
Cantar;
-
Comentar a letra;
-
Criar movimentos para acompanhá-la;
-
Criar uma sequência rítmica;
Na aula exploramos uma atividade citada neste
texto: “duas cirandas”. Primeiramente aquecemos a nossa voz. Aprendemos a letra
da música parte por parte e cantamos algumas vezes. Depois formamos um grande
grupo para cantar a melodia em roda seguindo alguns passos. Em seguida,
formamos dois grupos: um cantou a primeira parte e o outro grupo a segunda, de
forma a sobrepor as duas melodias.
DUAS CIRANDAS (Folclore do Recife)
Mandei fazer uma casa de
farinha,
bem maneirinha, que o vento
possa levar
Oi, passa sol, oi passa chuva,
oi passa o vento,
só não passa o movimento do
cirandeiro a rodar.
Achei bom, bonito,
meu amor brincar!
Ciranda maneira,
vem cá, cirandeiro,
vem cá balançar!
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