domingo, 8 de maio de 2016

EXPLORANDO POSSIBILIDADES VOCAIS

Após a leitura do texto “Explorando possibilidades vocais: da fala ao canto” de Agnes Schmeling e Lúcia Teixeira pude conhecer algumas atividades/dinâmicas que podem proporcionar o desenvolvimento vocal dos alunos. Já que todos carregam consigo a voz, ela é um recurso acessível à música.

1ª atividade

Alunos devem caminhar e observar sua sala de aula. Ao sinal do professor (batida de palmas) devem parar e fechar os olhos. O professor faz uma pergunta como, por exemplo: quantos alunos usam óculos? Quem sabe responder levanta a mão, ainda de olhos fechados. A pergunta pode ser feita por outro colega e para que ela saiba que estará no comando, o professor pode dar um toque em seu ombro.
Outra possibilidade é caminhar pela sala de aula. Os alunos devem perceber que é hora de parar, sem enxergar e sem falar, apenas por tocarem em um colega que está parado. Qualquer um dos participantes pode dar o comando de parar.
Pode ser explorada também a seguinte possibilidade vocal: cada aluno escolhe uma vogal para emitir, de forma cantada ou falada, em timbre mais grave ou mais agudo, mais forte ou mais suave, caminhando pela sala. Os alunos devem encontrar seus pares de acordo com a vogal escolhida e apresentar sua vogal da forma que escolherem.

2ª atividade

Desenvolvimento de um diálogo, que pode ser uma parlenda, interpretando os personagens e explorando diferentes timbres, colocações vocais, entonação e dicção, de forma a interpretar a fala com emoção. No texto foi utilizado como exemplo a parlenda “Alô, o Tatu taí?”

Alô, o Tatu taí?
Trim, trim, trim…
– Alô, o Tatu taí?
– Não, o Tatu não tá, mas a mulher do Tatu tando, é o mesmo que o
Tatu tá!
– Então tá.
– Tá!
Tu, tu, tu, tu…

A declamação de trava-línguas também auxilia a dicção e exploram diferentes consoantes. Eles podem ser declamados ou musicados. Exemplos de trava-línguas:

O rato roeu a roupa do rei de Roma.”
“Se a liga me ligasse, eu também ligava a liga, como a liga não me liga, eu também não ligo a liga.”
“Norma nina o nenê de Neusa.”
“O pinto pia, a pia pinga. Pinga a pia, pia o pinto. Quanto mais a pia pinga, mais o pinto pia.”

3ª atividade

Explorar canções com movimentos corporais. Com uma canção você pode:
- Cantar;
- Comentar a letra;
- Criar movimentos para acompanhá-la;
- Criar uma sequência rítmica;

Na aula exploramos uma atividade citada neste texto: “duas cirandas”. Primeiramente aquecemos a nossa voz. Aprendemos a letra da música parte por parte e cantamos algumas vezes. Depois formamos um grande grupo para cantar a melodia em roda seguindo alguns passos. Em seguida, formamos dois grupos: um cantou a primeira parte e o outro grupo a segunda, de forma a sobrepor as duas melodias.

DUAS CIRANDAS           (Folclore do Recife)

Mandei fazer uma casa de farinha,
bem maneirinha, que o vento possa levar
Oi, passa sol, oi passa chuva, oi passa o vento,
só não passa o movimento do cirandeiro a rodar.

Achei bom, bonito,
meu amor brincar!
Ciranda maneira,
vem cá, cirandeiro,

vem cá balançar!

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