AULA
PRÁTICA – OSMOSE
Estou trabalhando com meus
alunos do 1º ano do ensino médio a membrana plasmática e, já que ela possui uma
permeabilidade seletiva, estamos estudando o transporte através da membrana. A
osmose é um tipo de transporte através da membrana na qual o solvente (água)
passa do meio hipotônico (menor concentração do soluto – sal, açúcar) para o
meio hipertônico (maior concentração do soluto).
Pensando na metodologia que oportuniza
aos alunos estarem envolvidos na maior parte do tempo em tarefas e que sejam responsáveis
pelo seu aprendizado, não sejam apenas receptores de informações que tentamos
passar somente por aulas explicativas e, por consequência, cansativas, fizemos
o experimento da osmose em batatas.
A turma frequenta as aulas no
turno da noite. São alunos um pouco agitados, alguns desmotivados, outros
frequentando as aulas apenas porque a “lei obriga”. Mas, no momento do
experimento a atenção e o silêncio predominaram, assim como nós fizemos na primeira
aula do professor Zeca na interdisciplina de representação do mundo pelas
Ciências Naturais.
Não vou descrever o
experimento que fizemos, já que ele está relatado por um aluno em uma das
imagens abaixo.
A
ênfase do ensino de ciências naturais deve ser no sentido da compreensão da
natureza e do meio em que vivemos. A compreensão deve se assentar sobre a noção
de que todo o conhecimento nas ciências naturais se deriva da observação e da
experimentação e que ainda há muito a ser estudado. Assim desde o início do
ensino fundamental os alunos devem aprender a observar, tirar conclusões,
formular hipóteses, experimentar e verificar suas conclusões. A curiosidade
natural e a criatividade dos alunos devem ser estimuladas. [...]É importante,
que o aluno compreenda fenômenos que ocorrem ao seu redor, razão pela qual
começar pelo estudo da realidade do aluno é um instrumento desejável e eficaz.
(ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, 2007, p. 35)
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