quarta-feira, 19 de abril de 2017

AULA PRÁTICA – OSMOSE

Estou trabalhando com meus alunos do 1º ano do ensino médio a membrana plasmática e, já que ela possui uma permeabilidade seletiva, estamos estudando o transporte através da membrana. A osmose é um tipo de transporte através da membrana na qual o solvente (água) passa do meio hipotônico (menor concentração do soluto – sal, açúcar) para o meio hipertônico (maior concentração do soluto).
Pensando na metodologia que oportuniza aos alunos estarem envolvidos na maior parte do tempo em tarefas e que sejam responsáveis pelo seu aprendizado, não sejam apenas receptores de informações que tentamos passar somente por aulas explicativas e, por consequência, cansativas, fizemos o experimento da osmose em batatas.
A turma frequenta as aulas no turno da noite. São alunos um pouco agitados, alguns desmotivados, outros frequentando as aulas apenas porque a “lei obriga”. Mas, no momento do experimento a atenção e o silêncio predominaram, assim como nós fizemos na primeira aula do professor Zeca na interdisciplina de representação do mundo pelas Ciências Naturais.
Não vou descrever o experimento que fizemos, já que ele está relatado por um aluno em uma das imagens abaixo.

A ênfase do ensino de ciências naturais deve ser no sentido da compreensão da natureza e do meio em que vivemos. A compreensão deve se assentar sobre a noção de que todo o conhecimento nas ciências naturais se deriva da observação e da experimentação e que ainda há muito a ser estudado. Assim desde o início do ensino fundamental os alunos devem aprender a observar, tirar conclusões, formular hipóteses, experimentar e verificar suas conclusões. A curiosidade natural e a criatividade dos alunos devem ser estimuladas. [...]É importante, que o aluno compreenda fenômenos que ocorrem ao seu redor, razão pela qual começar pelo estudo da realidade do aluno é um instrumento desejável e eficaz. (ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, 2007, p. 35)






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