SER
REFLEXIVO
Na interdisciplina de Seminário Integrador V Fomos
convidadas a fazer a leitura do texto “Ser professor reflexivo” de Isabel
Alarcão e questionadas sobre “o que é ser reflexivo” e o professor reflexivo.
Na minha opinião, quando fazemos as coisas no “modo automático” não estamos
refletindo. Aulas em que os alunos são obrigados a decorar conceitos não são
reflexivas. Ser reflexivo é pensar naquilo que se faz e naquilo que se pratica.
Quando o aluno se envolve em atividades em que ele é o construtor do seu próprio
conhecimento, ele reflete sobre sua aprendizagem que, desta forma, se torna
significativa. Faço aqui a relação com os projetos de aprendizagens que vamos
desenvolver com os alunos neste semestre: eles investigarão sobre o tema que
possuem interesse, eles construirão conhecimento a partir da pesquisa e das reflexões
que fizerem durante a realização do trabalho.
Ao caracterizar deste
modo o pensamento reflexivo, Dewey está a diferenciá-Io do ato de rotina que,
embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou
submissão à autoridade. A reflexão, pelo contrário, baseia-se na vontade, no pensamento,
em atitudes de questionamento e curiosidade, na busca da verdade e da justiça.
Sendo um processo simultaneamente lógico e psicológico, combina a racionalidade
da lógica investigativa com a irracionalidade inerente à intuição e à paixão do
sujeito pensante; une cognição e afetividade num ato específico, próprio do ser
humano. (Isabel Alcarão).
Fonte da imagem: <http://evcclaudiachaves.blogspot.com.br/> Acesso em 16/04/2017
Isso mesmo Paula!
ResponderExcluirQue tenhamos mais um semestre super produtivo e de muitas aprendizagens!
Tutor@ Isolete