domingo, 16 de abril de 2017

SER REFLEXIVO

Na interdisciplina de Seminário Integrador V Fomos convidadas a fazer a leitura do texto “Ser professor reflexivo” de Isabel Alarcão e questionadas sobre “o que é ser reflexivo” e o professor reflexivo. Na minha opinião, quando fazemos as coisas no “modo automático” não estamos refletindo. Aulas em que os alunos são obrigados a decorar conceitos não são reflexivas. Ser reflexivo é pensar naquilo que se faz e naquilo que se pratica. Quando o aluno se envolve em atividades em que ele é o construtor do seu próprio conhecimento, ele reflete sobre sua aprendizagem que, desta forma, se torna significativa. Faço aqui a relação com os projetos de aprendizagens que vamos desenvolver com os alunos neste semestre: eles investigarão sobre o tema que possuem interesse, eles construirão conhecimento a partir da pesquisa e das reflexões que fizerem durante a realização do trabalho.


Ao caracterizar deste modo o pensamento reflexivo, Dewey está a diferenciá-Io do ato de rotina que, embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou submissão à autoridade. A reflexão, pelo contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade, na busca da verdade e da justiça. Sendo um processo simultaneamente lógico e psicológico, combina a racionalidade da lógica investigativa com a irracionalidade inerente à intuição e à paixão do sujeito pensante; une cognição e afetividade num ato específico, próprio do ser humano. (Isabel Alcarão).

Fonte da imagem: <http://evcclaudiachaves.blogspot.com.br/> Acesso em 16/04/2017

Um comentário:

  1. Isso mesmo Paula!

    Que tenhamos mais um semestre super produtivo e de muitas aprendizagens!

    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir