INTERAGINDO,
DISCUTINDO E APRENDENDO
Desde que iniciamos nosso
curso de Graduação em Pedagogia, trabalhamos muito com a metodologia construtivista
sócio-interacionista, partindo do princípio que o sujeito constrói conhecimento
a partir das interações com os outros. Na interação com os outros construímos
uma série de habilidades.
Eu adotei em algumas
atividades propostas em sala de aula esta metodologia. Estou propondo mais
atividades em duplas e em grupos. Não fico o tempo inteiro corrigindo
exercícios, mas dou oportunidade que os alunos resolvam os mesmos em duplas ou
em grupos. Quando surgem dúvidas, eles pedem auxílio. É interessante observar
as discussões que surgem entre os grupos para chegar ao resultado. É uma
discussão positiva que gera aprendizagem. Na maioria das vezes são atividades
desafiadoras, que estimulam a pesquisa, a discussão e o debate entre as
duplas/grupos.
Nos
grupos formados com objetivos educacionais, a interação deverá estar sempre provocando
uma influência recíproca entre os participantes do processo de ensino, o que me
permite afirmar que os alunos não aprenderão apenas com o professor, mas também
através da troca de conhecimentos, sentimentos e emoções dos outros alunos.
(Veiga, 2000, p.105).
VEIGA,
Ilma P. A. O seminário como técnica de ensino socializado. In: Veiga, I.P. A.
(org). Técnicas de ensino: Por que não? Campinas: Papirus. 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário