domingo, 7 de maio de 2017

INTERAGINDO, DISCUTINDO E APRENDENDO

Desde que iniciamos nosso curso de Graduação em Pedagogia, trabalhamos muito com a metodologia construtivista sócio-interacionista, partindo do princípio que o sujeito constrói conhecimento a partir das interações com os outros. Na interação com os outros construímos uma série de habilidades.
Eu adotei em algumas atividades propostas em sala de aula esta metodologia. Estou propondo mais atividades em duplas e em grupos. Não fico o tempo inteiro corrigindo exercícios, mas dou oportunidade que os alunos resolvam os mesmos em duplas ou em grupos. Quando surgem dúvidas, eles pedem auxílio. É interessante observar as discussões que surgem entre os grupos para chegar ao resultado. É uma discussão positiva que gera aprendizagem. Na maioria das vezes são atividades desafiadoras, que estimulam a pesquisa, a discussão e o debate entre as duplas/grupos.
Nos grupos formados com objetivos educacionais, a interação deverá estar sempre provocando uma influência recíproca entre os participantes do processo de ensino, o que me permite afirmar que os alunos não aprenderão apenas com o professor, mas também através da troca de conhecimentos, sentimentos e emoções dos outros alunos. (Veiga, 2000, p.105).


VEIGA, Ilma P. A. O seminário como técnica de ensino socializado. In: Veiga, I.P. A. (org). Técnicas de ensino: Por que não? Campinas: Papirus. 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário