domingo, 10 de setembro de 2017

APRENDIZAGEM

Falando sobre a aprendizagem, como é importante a interferência do professor na construção do conhecimento. Aprendizagem envolve aspectos cognitivos e afetivos, “... um esquema de assimilação comporta uma estrutura (aspecto cognitivo) e uma dinâmica (aspecto afetivo), mas sob formas inseparáveis e indissociáveis” (Piaget, 1974, p.66).
Quando o aluno se sente motivado, ativa uma troca interminável entre o mundo endógeno e o mundo exógeno sobre aquilo que está aprendendo e, portanto, construindo conhecimento. Cada patamar de desenvolvimento que o aluno atinge corresponde a novas possibilidades de aprendizagem.
O aluno precisa sentir que o professor está ali porque gosta e mostra-se estar contente por estar com seus alunos. Se o professor cativa seus alunos, despertando neles o prazer de descobrir, inventar, buscar respostas, está facilitando o professo de aprendizagem. Mas pode também dificultar o processo quando insiste na dificuldade do aluno, de que ele não sabe, de que ele errou, fazendo com que ele não deseje aprender, já que isto seria admitir sua falta de capacidade.
Como aprendizagem envolve aspectos cognitivos e afetivos, maior será o desempenho do aluno se valorizarmos suas pequenas descobertas, as novas dúvidas e propondo novas questões, além de representar uma figura a quem serão endereçados os interesses de seu aluno.

Fonte da imagem: <http://www.comregras.com/a-relacao-professor-aluno-o-que-nao-consta-da-pauta/> Acesso em 10/09/2017

2 comentários:

  1. Olá, Paula. Todo o educador deve buscar conhecimento sobre os aspectos cognitivos e afetivos envolvidos na aprendizagem. Você teria alguma situação já vivenciada para ilustrar o tema em questão?

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  2. Oi Paula,
    Que bela e enriquecedora postagem. Seguem um convite: Por que não compartilhas conosco o que conquistaste de conhecimento sobre a tua prática ao te deparar com os estudos sobre a epistemologia genética?
    Abraços,
    Crediné

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