APRENDIZAGEM
Falando sobre a aprendizagem,
como é importante a interferência do professor na construção do conhecimento. Aprendizagem
envolve aspectos cognitivos e afetivos, “... um esquema de assimilação comporta
uma estrutura (aspecto cognitivo) e uma dinâmica (aspecto afetivo), mas sob
formas inseparáveis e indissociáveis” (Piaget, 1974, p.66).
Quando o aluno se sente
motivado, ativa uma troca interminável entre o mundo endógeno e o mundo exógeno
sobre aquilo que está aprendendo e, portanto, construindo conhecimento. Cada patamar
de desenvolvimento que o aluno atinge corresponde a novas possibilidades de
aprendizagem.
O aluno precisa sentir que o professor
está ali porque gosta e mostra-se estar contente por estar com seus alunos. Se o
professor cativa seus alunos, despertando neles o prazer de descobrir,
inventar, buscar respostas, está facilitando o professo de aprendizagem. Mas pode
também dificultar o processo quando insiste na dificuldade do aluno, de que ele
não sabe, de que ele errou, fazendo com que ele não deseje aprender, já que
isto seria admitir sua falta de capacidade.
Como aprendizagem envolve
aspectos cognitivos e afetivos, maior será o desempenho do aluno se valorizarmos
suas pequenas descobertas, as novas dúvidas e propondo novas questões, além de representar
uma figura a quem serão endereçados os interesses de seu aluno.
Fonte da imagem: <http://www.comregras.com/a-relacao-professor-aluno-o-que-nao-consta-da-pauta/> Acesso em 10/09/2017
Olá, Paula. Todo o educador deve buscar conhecimento sobre os aspectos cognitivos e afetivos envolvidos na aprendizagem. Você teria alguma situação já vivenciada para ilustrar o tema em questão?
ResponderExcluirOi Paula,
ResponderExcluirQue bela e enriquecedora postagem. Seguem um convite: Por que não compartilhas conosco o que conquistaste de conhecimento sobre a tua prática ao te deparar com os estudos sobre a epistemologia genética?
Abraços,
Crediné