sábado, 16 de setembro de 2017

Falando de ética e moral

Assistindo ao vídeo “Filosofia e ética”, de Márcia Tiburi, esclarecemos alguns conceitos sobre ética e moral. A ética diz respeito ao modo como convivemos uns com os outros, ou aquilo que eu sou capaz de pensar acerca daquilo que eu faço. A moral é o hábito, o costume, é aquilo que se consolidou como sendo verdadeiro, é aquilo que se tornou verdadeiro do ponto de vista da ação. A ética é a reflexão que eu dirijo àquilo que já se consolidou em termos práticos.
O famoso “jeitinho brasileiro” que surgiu na década de 80 deu ênfase a uma moral de levar vantagem em tudo. Agora vivemos a era da corrupção, que virou hábito e, como a política corrompe, todo mundo estaria autorizado a ser corrupto, desde o taxista que dá uma voltinha a mais até os políticos. São exemplos de novas morais, já que moral não é necessariamente ética. Como nossos representantes políticos corrompem-se, todo mundo se autoriza ou se acha no direito de praticar corrupção.
Nossa posição no contexto da escola deve manter uma postura ética e coerente. Como professores, somos exemplo, nossas atitudes dizem muito! A pessoa ética sempre terá vontade de fazer um mundo melhor em qualquer esfera e nós temos as ferramentas em nossas mãos: os alunos. Educamos pelo exemplo, como diz o famoso ditado “um exemplo vale mais que mil palavras”.
Uma coisa que eu sempre me atento, por exemplo, é em relação ao que a escola nos cobra enquanto professores: o plano de ensino, conceitos de alunos para transferência, folhas de chamada nas datas solicitadas, comparecimento às reuniões e formações marcadas, entre outras coisas. Se eu tento “dar um jeitinho”, burlando as normas e não cumprindo prazos estabelecidos, quem sou eu para cobrar dos meus alunos que façam as tarefas de casa ou que não aceitarei trabalhos fora do prazo, entre tantas outras coisas, se eu não assumo este compromisso?
Faço curso de Inglês nas sextas-feiras e uma aluna minha do 2º ano do ensino médio é minha colega. No início do semestre a professora fez uma reflexão sobre o semestre passado sobre o estudo em casa, a realização dos temas, a preparação da lição seguinte e cada aluno deveria dizer se estava cumprindo ou se deveria melhorar. Na minha vez eu pude responder com orgulho que sempre faço os temas e que sempre preparo a próxima lição porque seria incoerente eu cobrar dos meus alunos e quando eu estou nesta condição fazer ao contrário. Muito importante na função de professor é a postura e o exemplo. 
Fonte da imagem: <http://crereentender.blogspot.com.br/2014/02/etica-e-moral-sao-coisas-diferentes.html> Acesso em 16/09/2017

Um comentário:

  1. Olá, Paula. A questão da ética é tão importante que faz parte dos PCNs, nos temas transversais e por isso é de fundamental importância o trabalho em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. A falta desta causa prejuízos imensos à sociedade. Além de ser exemplo de uma pessoa ética, que outras formas temos de garantir essa postura dentro das escolas? Com que mecanismos podemos contar?

    ResponderExcluir