domingo, 24 de setembro de 2017

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Muito interessante o vídeo “Introdução à Psicologia do Desenvolvimento”, falando das contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon sobre a construção do conhecimento e o desejo que o ser humano tem de conhecer o mundo após o nascimento, fator que o difere dos outros seres vivos.
A psicologia do desenvolvimento preocupa-se em saber sobre a interferência do tempo de vida nos processos da criança, ou seja, como ela vai adquirindo capacidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras e transformando-as ao longo da vida e quais são os fatores que promovem estas mudanças.
Essas mudanças ocorrem em fases e em estruturas no organismo e na mente. Piaget, que também era biólogo, verificou se a razão humana tinha uma embriologia análoga a embriologia dos ciprestes e moluscos alpinos e percebeu que são análogas em tempos e etapas, isto é, as fases embriológicas são sequenciais, uma etapa é necessária para o aparecimento da seguinte, mas é dependente da anterior.  Por exemplo, não existe pessoa que tenha raciocínio abstrato sem ter tido o raciocínio concreto. Pode acontecer de certos estágios/etapas não serem alcançados e isto depende da interação com o meio, ou seja, o meio não exigiu que o indivíduo atingisse determinado estágio. 
A cognição é algo construído com a troca com o meio e todo conhecimento começa em algum ponto. Daí o termo gênese do conhecimento. As três teorias psicogenéticas do conhecimento têm contribuição dos chamados interacionistas construtivistas: Piaget, Vygotsky e Wallon, porque os três valorizam estes princípios, ou seja, nada acontece sem interação, nada passa por uma construção sem que tenha tido uma gênese. As ações mediam as interações: brincar, comer, sustentar seu ponto de vista. As ações serão desiquilibradas a cada instante pelas transformações que acontecem no mundo. Cada nova conduta reestabelece o equilíbrio e constroi um equilíbrio ainda mais estável que o anterior. Para Piaget, a lógica do desenvolvimento é a busca do equilíbrio e isto implica em adaptação.
Vygotsky cita a mediação pela cultura, significando que o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento e são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando está em cooperação com os seus companheiros. Wallon traz a ideia de que, antes da inteligência se configurar como estruturante dos conhecimentos, as emoções é que fazem isso, já que são a origem da consciência e a exteriorização da afetividade, provocando mudanças na inteligência e impulsionando o desenvolvimento mental.
Piaget ainda traz o conceito de nascimento do sujeito do conhecimento. Já que há uma diferença após a fase embrionária entre o ser humano e os outros seres vivos: o indivíduo nasce e quer conhecer o mundo, o que não acontece com a lesma e o cipreste.

Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7GEV7HOsETM> Acesso em 24/09/2017.
Fonte da imagem: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfTwQAI/psicologia-desenvolvimento> Acesso em 24/09/2017

Um comentário:

  1. Olá, Paula. Na tua visão, por que é importante o professor saber como o aluno se desenvolve, que benefícios pode trazer para o processo ensino e aprendizagem?

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