ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
Ao fazer a leitura dos textos “Sociedade,
cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação” de Vera Maria Ferrão Candau e
“A relação educação e sociedade: os fatores sociais que intervêm no processo
educativo” de Alberto Noé, propostos pela interdisciplina de Escola, Cultura e
Sociedade, pude destacar algumas ideias e fazer algumas análises. O
Brasil é um pais gigantesco e, consequentemente com grande diversidade cultural
que nem sempre a escola consegue contemplar já que, conforme Durkheim, os
conteúdos da educação são independentes das vontades individuais, são as normas
e os valores desenvolvidos por uma sociedade ou grupo social em determinados
momentos históricos que adquirem certa generalidade e com isso uma natureza
própria, tornando-se assim “coisas exteriores aos indivíduos”.
E esse grupo social que têm
por objetivo transmitir valores e, para isso, precisa de um equilíbrio: faz com
que os indivíduos que nele ingressem assimilem e internalizem os valores e as
normas que regem seu funcionamento, impostos tanto pela família, como pela
escola, igreja e comunidade. Ou você assume o padrão ou você está fora e nossa
educação está conservando este sistema social. Conforme McLaren, “um
pré-requisito para juntar-se à turma é desnudar-se, desracializar-se, e
despir-se de sua própria cultura” (p. 115).
Se a educação está sendo entendida
desta forma, fica clara a ideia de que a educação não é um subsídio necessário
para a mudança social e sim para a conservação de um determinado modelo social.
Neste país pouca coisa se conquista sem
lutas: portadores de necessidades especiais lutaram e continuam lutando pela acessibilidade
e direito a educação e de serem percebidos pela sociedade, indígenas lutaram
pela educação escolar indígena pública diferenciada, orientada pela
interculturalidade e bilinguismo, negros lutando pelo reconhecimento e pela
cidadania, entre tantos outros que poderia mencionar. Por isso é importante que
a instituição escolar não apenas comemore a data referente ao índio ou a
abolição da escravatura, por exemplo, mas que difunda as lutas destes povos
e/ou de cada grupo social que continuam marcando sua trajetória pelo direito ao
reconhecimento de acordo com suas particularidades dentro de um país com
tamanha diversidade cultural que continua desconhecendo a si mesmo.
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