FALANDO
DE CULTURA...
Cultura é, conforme o texto de
Marilena Chaui, “Cultura e democracia”, produção e criação da linguagem, da
religião, da sexualidade, dos instrumentos e das formas do trabalho, das formas
da habitação, do vestuário e da culinária, das expressões de lazer, da música,
da dança, dos sistemas de relações sociais, particularmente os sistemas de
parentesco ou a estrutura da família, das relações de poder, da guerra e da
paz, da noção de vida e morte. Mas, temos uma sociedade dividida em classes que
impõe a divisão cultural: os grandes querem oprimir e comandar (cultura
dominante), e o povo não quer ser oprimido nem mandado (cultura dominada). E esta
cultura dominante e dominada é percebida nos valores dos bens culturais no
mercado cultural: obras caras e raras para quem pode pagar por elas, e obras
baratas e comuns para a classe dominada. Desta forma, a cultura não é garantida
de forma igualitária a toda população. Até os jornais, programas de rádio e
televisão selecionam o que cada grupo social deve ler, ouvir ou ver. Importante o papel da escola, numa sociedade
de classes, de analisar a forma como a cultura é vista e transmitida, já que é
um direito do cidadão de ter acesso aos bens e obras culturais.
Olá, Paula. Diante dessa constatação da seletividade de classes, inclusive na cultura, que estratégias a escola deve traçar para analisar essa questão? Como operacionalizar as atividades no âmbito escolar?
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