domingo, 22 de outubro de 2017

Pessoas com deficiência têm direitos e autonomia para gerir suas vidas

A diversidade sempre existiu.  Precisamos ouvir de quem está na condição de deficiente sobre suas lutas contra as faltas de oportunidades e discriminação. Nossa sociedade ainda é marcada pelo desconhecimento do outro e nem sempre as pessoas estão dispostas a conhecer aquilo que não é espelho. Pessoas com deficiência têm autonomia e direito de fazer suas escolhas e de gerir suas vidas.
Ainda há muito por fazer para vencer as barreiras de locomoção e de aceitação social e profissional, já que o longo do tempo as pessoas com deficiência vêm sobrevivendo a muitas guerras. Pertencemos a uma sociedade resistente em mudar sua posição e que rotula e inferioriza as pessoas com deficiência atribuindo a elas escalas de valores. Muitas pessoas com deficiências não frequentam certos lugares feitos para os “normais”, em razão do preconceito ou da falta de acessibilidade.
Existe cota porque existe discriminação. Entrar no mercado do trabalho é uma das maiores dificuldades para as pessoas com deficiência. Sofrem de uma discriminação tão grande que precisam ser protegidas. Como? Pelas leis de cota. Mas que precisariam acabar. Não sabemos se ainda estaremos aqui quando isso acontecer, porque é um processo lento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário