domingo, 25 de março de 2018


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Uma de nossas interdisciplinas neste semestre trata da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Trata-se de uma modalidade de ensino para jovens e adultos que não tiveram acesso aos estudos na idade certa. Trabalhei em 2012 com EJA das séries finais do Ensino Fundamental e, em 2013, com EJA do Ensino Médio. Esta última me trouxe uma experiência muito significativa. Trabalhei com quatro turmas em cada semestre, duas correspondentes ao primeiro ano e duas correspondentes ao segundo ano, ambas do Ensino Médio. Pessoas interessadas, desde jovens de 18 anos até pessoas com mais de 50 anos. Todos desejando conquistar a conclusão do Ensino Médio. Me recordo muito do interesse dos alunos, especialmente aqueles com mais de vinte e cinco anos, com uma grande atenção dedicada a aula. Também lembro de adaptar as aulas a fim de usar uma metodologia que facilitasse a construção do conhecimento. Eu era conselheira de uma das turmas e me lembro que certo dia, em um Pré-conselho, um aluno queixou-se dizendo: “Nós pouco entendemos de Física da sala de aula, e ainda o(a) professor(a) fica de costas pra nós e esconde aquilo que está explicando. Aí fica difícil”. Me lembrei de como eram as nossas aulas, que eles gostavam de mostrar o caderno, de ganhar um recadinho e, para minha sorte, sempre gostaram da metodologia que eu utilizava, principalmente das explicações e das perguntas que eu fazia durante a explanação do assunto.



Fonte da imagem: <https://www.elo7.com.br/eja-livro-e-caderno-de-atividades-pdf/dp/9663BC> Acesso em 25/03/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário