domingo, 18 de março de 2018


ENVOLVIMENTO

Todo ano é um desafio trabalhar com o primeiro ano do ensino médio do turno da noite na escola estadual onde leciono. É uma turma muito heterogênea, são alunos oriundos de várias escolas da cidade que estão ingressando no ensino médio, alguns repetentes do turno da manhã, outros repetentes da turma no ano anterior e há ainda aqueles alunos que estão desmotivados pelos estudos de alguma forma e alegam que estão na escola por obrigação. Algumas vezes fica difícil de conquistar a turma inteira, de promover uma interação, porque sempre tem muita conversa paralela, assuntos interessantes no celular, entre outras coisas. Depois de uma aula frustrante na semana anterior, nesta semana propus uma atividade diferente. Eu trouxe desenhos de células bacteriana, animal e vegetal e pedi para que reproduzissem os desenhos, identificando as partes. Propus que se organizassem em três grupos, assim faríamos um rodízio com os desenhos a serem reproduzidos a mão. Eu fiquei encantada porque todos os alunos, sim, “todos” se envolveram na tarefa. Inclusive quem não abre o caderno na aula, quem está na escola “por obrigação” e quem está sempre envolvido com o celular. Até usaram o aparelho para visualizar e fazer a reprodução do desenho. Tive que registrar este momento.

                 

                      

 

 



2 comentários:

  1. Olá, Paula. Parabéns, pela iniciativa. No seu entender, a que se deve todo esse envolvimento?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a arte é prazerosa, independente da disciplina em que é trabalhada.

    ResponderExcluir