domingo, 25 de março de 2018


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Na interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação fomos convidadas a voltar no tempo e lembrar de alguns instrumentos que, na nossa época de aluno do Ensino Fundamental e Médio, eram consideradas “TOP”. Inclusive fizemos um levantamento desses instrumentos em uma atividade da interdisciplina. Mas, o que quero mencionar aqui, é a forma como fazíamos pesquisa nesta época em que eu era aluna do ensino fundamental e médio. Era um luxo poder entregar um trabalho escrito à máquina ou impresso digitado com auxílio do computador, onde a maior fonte de pesquisa, além de livros, era a Barsa, enciclopédia que oferece conhecimentos produzidos ao redor do mundo até a data de sua publicação. Então era e ainda é possível buscar informações sobre determinado assunto na Barsa, que até possui a versão online. Hoje você acessa o Google com seu smartphone ou computador e busca instantaneamente as informações que quer saber. Nem sempre é preciso ir até a biblioteca da escola, há muitos livros que você pode acessar online, além de artigos e outros trabalhos publicados. Vale salientar que você precisa saber se as informações que você buscou são confiáveis e, além do mais, citar a fonte de onde você as buscou.


Fonte da imagem: <http://cultura.estadao.com.br/blogs/curiocidade/a-enciclopedia-barsa-vai-muito-bem-obrigado/> Acesso em 25/03/2018

2 comentários:

  1. Olá, Paula. Coma evolução tecnológica, acontece tudo muito rápido e na educação não poderia ser diferente. Porém, se toda e qualquer informação está disponível na WEB hoje em dia, o que resta a escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Acredito que a escola ainda tem um papel importante, temos que mediar a pesquisa, alertar sobre fontes confiáveis e ensinar a filtrar informações.

      Excluir