domingo, 18 de março de 2018



ESCOLAS DEMOCRÁTICAS

Na primeira aula de seminário Integrador VII o professor Daniel propôs que assistíssemos a um curta denominado “escolas democráticas”.  A primeira impressão que o nome do curta nos passa é um modelo de como funciona uma escola democrática. Porém, ao assistir, percebemos que o curta faz uma crítica ao modelo de escola que ainda predomina atualmente, mostrando cenas típicas de uma escola tradicional, delimitada por espaços e tempos, onde o professor é o “dono” do saber, com disciplinas isoladas como gavetinhas, crianças tratadas da mesma forma sem respeito as suas particularidades, preferência ao abstrato em relação ao concreto, professor enchendo o aluno de conteúdo que é devolvido na hora da avaliação (avaliação conteudista). Pode-se comprovar que o modelo de ensino trazido pelo curta não prioriza a construção do conhecimento, mas sim sua transmissão e sua devolução, com nada ou muito pouco restando após a devolução do conhecimento em uma atividade avaliativa.
Diante disso, que em nossas aulas possamos trabalhar em prol aprendizagem significativa, promovendo a interação entre professor e aluno, que possamos desafiar nossos alunos a pensar, envolve-los na maior parte do tempo em tarefas, não apenas como sujeitos passivos, que nossas aulas desenvolvam mais competências e menos conteúdos.

Imagem do curta "escolas democráticas". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Rumvh3QnL38> Acesso em 18/03/2018


2 comentários:

  1. Olá, Paula. Em que momentos ou que aspectos você identificou na sua escola ou na sua prática que se assemelham a esse filme?

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    1. Ainda pecamos em dar uma certa "sequência" didática, sem trazer para a sala de aula certos assuntos que surgem em determinados momentos da aula.

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