ATIVIDADES
QUE AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Assistindo ao vídeo “LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA: ATIVIDADE DE LINGUAGEM ORAL ” proposto na interdisciplina de
Linguagem e Educação eu pude (re)aprender muitas atividades importantes para
auxiliar as crianças no desenvolvimento da linguagem.
Dos 18 meses aos 3 anos é
importante escutar as crianças e dar atenção e sentido as falas delas, responder
suas interrogações. Um excelente recurso são as rodas de conversa, com espaço
físico delimitado e com a professora também sentada no chão junto as crianças. A
duração da roda depende do interesse da criança. Brincadeiras como ovo-choco,
passa anel, descobrir a surpresa podem ser desenvolvidas na roda. O professor
deve estimular as crianças a falarem sobre diversos assuntos. Além da roda de
conversa para auxiliar as crianças no desenvolvimento da linguagem o professor
pode mostrar gravuras com objetos variados e pedir para a criança identificar
dizendo o nome. Pode também mostrar 3 a 4 gravuras em sequência e construir uma
história oral, que pode ser anotada pela professora para posteriormente ler às
crianças. Contar histórias é muito importante e, após a contação, explore-a por
meio de perguntas que estimulem o recontar. Ofereça diversos tipos de canções
para as crianças escutarem, além e pequenos poemas. Deixe as crianças
desenharem livremente e peça para que falem sobre seus desenhos. O professor
pode registrar o relato da criança sobre o desenho. Dê incentivo as atividades de
faz-de-conta, oportunize aos seus alunos atividades de dramatização com
fantasias ou fantoches.
Dos 3 aos seis anos as rodas
de conversa também são um importante recurso para auxiliar as crianças no
desenvolvimento da linguagem. Elas podem ser utilizadas para planejar rotinas,
estabelecer combinados, levantar ideias sobre projetos a serem desenvolvidos, construir
textos coletivos, propor trabalhos específicos. Pode-se organizar as rodas para
falar livremente ou rodas dirigidas. Outro recurso importante é a leitura
diária de livros infantis, de todos os tipos que as crianças gostam e de
assuntos variados, pois favorece o raciocínio, o aumento do vocabulário, a
compreensão de situações do cotidiano e contribui para fazer da criança um bom
leitor. Além disso, estimule a recontagem de histórias de forma oral ou
escrita, proponha atividades de narrativa começando por jogos de perguntas e
respostas. As crianças gostam muito de entrevistar pessoas, então o professor
pode organizar um momento de entrevista
com alguém da escola, do bairro, um profissional para obter informações sobre
um determinado assunto. Organize com seus alunos debates sobre assuntos polêmicos,
apresentações orais de textos memorizados, poesias, parlendas, histórias, atividades
de dramatização de histórias até situações do dia-a-dia, como um mercadinho, um
consultório médico ou programas de TV.
Temos enfim diversas e interessantes
sugestões de atividades que auxiliam a criança no desenvolvimento da linguagem
que podem assumir modalidades variadas de acordo com a clientela, os objetivos,
os recursos.
Link do vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=EAUrfZoEM7Y> Acesso em 12 de maio de 2018
Fonte da imagem: <http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2014/03/a-hora-da-roda.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+OMundoDaAlfabetizao+(O+Mundo+da+Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o)> Acesso em 12 de maio de 2018.
Oi colega! Vou me apresentar sou sua colega do curso de Pedagogia EAD da UFRGS, meu nome é Antonia. Estarei passando no blog de algumas colegas para fazer alguns comentários. Gostei muito do seu texto, estou aprendendo contigo também! Você identificou aspectos na sua escola e na sua prática que se assemelham muito bem ao filme assistido e o texto estudado. A referência acredito que deixaria o texto estudado mais completo, mesmo que este tenha sido estudado na interdisciplina.
ResponderExcluirAbraços.
Oi colega Antonia! Prazer em conhecê-la!Que bom que minhas escritas também contribuem com sua aprendizagem. Fiz estas escritas de acordo com o que assisti no vídeo que citei no início do texto, sem consultar outras fontes. Por isso deixei apenas o link do vídeo logo acima da imagem. Está com letra muito pequena, talvez dificulte a visualização. Abraços!!
ResponderExcluir