quinta-feira, 31 de maio de 2018


PAULO FREIRE SOBRE OS TEMAS GERADORES

Algumas considerações sobre o capítulo III do livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire.

A palavra que não tem ação e reflexão, portanto práxis, é uma palavra oca. Mas, se somente enfoca a ação, sem reflexão, trata-se de um ativismo e isto impossibilita o diálogo. É na palavra, no trabalho, na ação-reflexão que os homens se fazem, e esta ação é um direito de todos, por meio do diálogo, que é uma exigência existencial. E não há diálogo se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Amor é ato de coragem. Não há diálogo se não há humildade. Como posso dialogar se sempre percebo a ignorância no outro, nunca em mim? A autossuficiência é incompatível com o diálogo. Também não há diálogo se não existir fé nos homens e no seu poder de fazer e refazer. O diálogo com amor, humildade e fé gera confiança. Por isso que não existe confiança na concepção bancária da educação. Dizer uma coisa e fazer outra não gera confiança. Além disso, não há diálogo verdadeiro se não existe um pensar verdadeiro, um pensar crítico. Pensar crítico que transforme a realidade, mas o pensar crítico precisa do diálogo. Sem ele também não há comunicação, portanto não há educação. A educação bancária tem a característica de atuar sobre os homens como forma de dominá-los e adaptá-los. Quem a pratica são os dominadores. Na educação dialógica, o objetivo é libertar o povo e libertar-se com ele. Um programa que se constitui em uma “invasão cultural” não traz resultados positivos, mesmo que tenha a melhor das intenções. É a partir da realidade mediatizadora que se buscará o conteúdo programático da educação. É essa busca que permite o diálogo da educação como prática da liberdade e é também o que chamamos “temas geradores”.  


Fonte da imagem: <https://www.paulofreire.org/noticias/435-livro-de-paulo-freire-%C3%A9-o-%C3%BAnico-brasileiro-em-top-100-de-universidades-de-l%C3%ADngua-inglesa> Acesso em 31/05/2018

Um comentário:

  1. Olá querida colega Paula! Como leitora do seu blog posso dizer: Sua reflexão ficou muito boa. Além disso, é muito importante a relação que você estabelece com a interdisciplina estudada no presente eixo e seu referencial teórico.
    Para qualificar melhor a postagem é fundamental incluir um exemplo de sua prática para ilustrar aquilo que afirma.
    Gostaria de parabeniza-la pelas e postagens que já possui. Abs.
    Antonia

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