domingo, 6 de maio de 2018


DECROLY E OS CENTROS DE INTERESSE

Os centros de interesse correspondem ao um método educacional desenvolvido pelo educador belga Ovide Decroly com o objetivo de romper com a rigidez dos métodos escolares e do ensino fragmentado e poder oferecer condições de efetiva aprendizagem ao aluno, de forma que os prepare para viver em sociedade, a partir da integração e a globalização dos conteúdos escolares. Para isso, Decroly esquematizou quatro elementos fundamentais de acordo com as necessidades das crianças: alimentação; luta contra intempéries; ação solidária, descanso e diversão; defesa contra perigos e inimigos.  
Trabalhar com centros de interesse permite que os alunos satisfaçam seus interesses, partam de experiências concretas a partir de suas  vivências, estejam envolvidos em situações de aprendizagens concretas e na realização de atividades variadas, se integrem afetivamente na escola, desenvolvam a participação e a criatividade, compreendam a importância do seu desempenho individual, bem como a formação do sentimento de respeito ao outro, entre tantas outras coisas.
Primeiramente o professor deve escolher o tema e este deve ser retirado da realidade do aluno. Na sequência, deve-se propor os objetivos para que a estratégia traga bons resultados. Depois são definidos os conteúdos relacionados com o tema e as situações de experiência.
Nora Cecília Bicaccio Cimel propõe no texto em que lemos uma forma de organizar o planejamento:
Tema (título):
Objetivos:
Conteúdos conceituais (subtemas):
Conteúdos procedimentais (que serão listados na tabela abaixo):
CONTEÚDO
OBSERVAÇÃO

EXPERIÊNCIAS

EXPRESSÃO

ATIVIDADES
ASSOCIAÇÕES

CONSTRUÇÕES







Nos centros de interesse, Decroly propõe que o professor esteja atento a três tipos de experiências que devem ser desenvolvidas adequadamente: observação direta sobre a realidade do aluno, observação indireta e expressão. Quanto mais oportunidades oferecidas aos alunos, melhor serão as construções feitas por eles.

REFERÊNCIAS:

CIMEL, Nora Cecília Bocaccio. Centros de interesse: estratégia utiliza multidisciplinaridade para desenvolvimento global. Revista do professor, Porto Alegre, 2004.


2 comentários:

  1. Olá, Paula. Você já trabalhou com centro de interesse? Quais aspectos positivos e/ou negativos você pode apontar?

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  2. Olá, Paula. Você já trabalhou com centro de interesse? Quais aspectos positivos e/ou negativos você pode apontar?

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