DECROLY
E OS CENTROS DE INTERESSE
Os centros de interesse
correspondem ao um método educacional desenvolvido pelo educador belga Ovide
Decroly com o objetivo de romper com a rigidez dos métodos escolares e do
ensino fragmentado e poder oferecer condições de efetiva aprendizagem ao aluno,
de forma que os prepare para viver em sociedade, a partir da integração e a
globalização dos conteúdos escolares. Para isso, Decroly esquematizou quatro
elementos fundamentais de acordo com as necessidades das crianças: alimentação;
luta contra intempéries; ação solidária, descanso e diversão; defesa contra
perigos e inimigos.
Trabalhar com centros de
interesse permite que os alunos satisfaçam seus interesses, partam de
experiências concretas a partir de suas vivências, estejam envolvidos em situações de
aprendizagens concretas e na realização de atividades variadas, se integrem
afetivamente na escola, desenvolvam a participação e a criatividade, compreendam
a importância do seu desempenho individual, bem como a formação do sentimento
de respeito ao outro, entre tantas outras coisas.
Primeiramente o professor deve
escolher o tema e este deve ser retirado da realidade do aluno. Na sequência,
deve-se propor os objetivos para que a estratégia traga bons resultados. Depois
são definidos os conteúdos relacionados com o tema e as situações de experiência.
Nora Cecília Bicaccio Cimel
propõe no texto em que lemos uma forma de organizar o planejamento:
Tema
(título):
Objetivos:
Conteúdos
conceituais (subtemas):
|
|||
CONTEÚDO
|
OBSERVAÇÃO
EXPERIÊNCIAS
|
EXPRESSÃO
ATIVIDADES
|
ASSOCIAÇÕES
|
Nos centros de interesse,
Decroly propõe que o professor esteja atento a três tipos de experiências que
devem ser desenvolvidas adequadamente: observação direta sobre a realidade do
aluno, observação indireta e expressão. Quanto mais oportunidades oferecidas
aos alunos, melhor serão as construções feitas por eles.
REFERÊNCIAS:
CIMEL, Nora Cecília Bocaccio. Centros de interesse: estratégia utiliza
multidisciplinaridade para desenvolvimento global. Revista do professor,
Porto Alegre, 2004.
Olá, Paula. Você já trabalhou com centro de interesse? Quais aspectos positivos e/ou negativos você pode apontar?
ResponderExcluirOlá, Paula. Você já trabalhou com centro de interesse? Quais aspectos positivos e/ou negativos você pode apontar?
ResponderExcluir