quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL, SEGUNDO FREUD


   Ø  Oral (0 a 1 ano): a região do corpo que proporciona maior prazer para a criança é a boca: é por ela que a criança entra em contato com o mundo e tende a levar tudo o que pega para a boca. O seio da mãe é o principal objeto de desejo, que,  além de alimentar, proporciona satisfação ao bebê.

  Ø  Fase anal (2 a 3 anos): a criança começa a controlar de suas necessidades fisiológicas. A região do ânus é a região de maior satisfação. A criança controla e oferece as fezes que saem do seu interior para a mãe como presente ou como algo agressivo.

  Ø  Fase fálica (3 a 5 anos): nesta fase a atenção da criança está voltada para a região genital. Imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, imaginam que a menina não possui pênis porque ele lhe foi arrancado. Isto chama-se complexo de castração. Nesta fase também surge o complexo de Édipo, onde o menino passa a apresentar atração pela mão e uma rivalidade pelo pai. Com a menina ocorre o inverso.

  Ø  Fase de latência (6 a 12 anos): nesta fase ocorre um deslocamento da libido da sexualidade para atividades sociais aceitas, isto é, a criança começa a gastar suas energias em atividades sociais e escolares.

  Ø  Fase genital (13 a 18 anos): nesta fase ocorre uma retomada dos impulsos sexuais. O adolescente começa a buscar um amor fora do seu grupo familiar.


Um comentário: