domingo, 1 de novembro de 2015

Como aprendemos?

         Nesta semana participei de uma formação com o Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) do município em que trabalho. Este grupo é composto por uma psicóloga, uma psicopedagoga e uma pedagoga. Neste encontro foram tratados alguns aspectos a respeito da aprendizagem que me deixaram curiosa, por isso pesquisei um pouco mais e fiz uma síntese da minha aprendizagem.
            Durante o processo de aprendizagem usamos basicamente duas partes da memória. A primeira é a memória de longo prazo e a segunda é a memória de trabalho. Esta última é bem menor em comparação com a primeira. Na memória de trabalho nós raciocinamos e aprendemos. O ambiente externo provê alguns estímulos que percebemos por meio dos nossos sentidos e vão parar na memória de trabalho, ou seja, são informações novas que atraem as informações que já existem na memória de longo prazo e que estão relacionadas a essa informação nova que chegou. Com isso podemos fazer conexões entre elas que serão armazenadas na memória de longo prazo. Cada vez que essas conexões se repetem, elas vão ficando cada vez mais fortes e ficam fixas na memória de trabalho, transformando-se em conhecimento adquirido.
       A memória de trabalho é pequena, por isso é necessário repetir algumas vezes a conexão entre a informação que está na memória de trabalho com a que está na memória de longo prazo para que ela seja realmente armazenada. Concluo que no ambiente escolar o armazenamento de uma informação na memória de longo prazo ocorre quando ocorre o que costumamos chamar de aprendizagem significativa. Quanto mais significativa a experiência, mais rapidamente ela é registrada.

2 comentários:

  1. Nossa, que interessante. Não é à toa que a repetição é muito proveitosa em diversos aspectos. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante mesmo!!! Portanto se não tivéssemos a memória, teríamos que aprender todos os dias e são as aprendizagens armazenadas na memória, que possibilitam fazermos associações e conexões com novas aprendizagens! Abç!

    ResponderExcluir