Como aprendemos?
Nesta
semana participei de uma formação com o Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) do
município em que trabalho. Este grupo é composto por uma psicóloga, uma
psicopedagoga e uma pedagoga. Neste encontro foram tratados alguns aspectos a
respeito da aprendizagem que me deixaram curiosa, por isso pesquisei um pouco
mais e fiz uma síntese da minha aprendizagem.
Durante
o processo de aprendizagem usamos basicamente duas partes da memória. A
primeira é a memória de longo prazo e a segunda é a memória de trabalho. Esta última
é bem menor em comparação com a primeira. Na memória de trabalho nós
raciocinamos e aprendemos. O ambiente externo provê alguns estímulos que
percebemos por meio dos nossos sentidos e vão parar na memória de trabalho, ou seja,
são informações novas que atraem as informações que já existem na memória de
longo prazo e que estão relacionadas a essa informação nova que chegou. Com
isso podemos fazer conexões entre elas que serão armazenadas na memória de
longo prazo. Cada vez que essas conexões se repetem, elas vão ficando cada vez
mais fortes e ficam fixas na memória de trabalho, transformando-se em conhecimento
adquirido.
A memória
de trabalho é pequena, por isso é necessário repetir algumas vezes a conexão
entre a informação que está na memória de trabalho com a que está na memória de
longo prazo para que ela seja realmente armazenada. Concluo que no ambiente
escolar o armazenamento de uma informação na memória de longo prazo ocorre
quando ocorre o que costumamos chamar de aprendizagem significativa. Quanto
mais significativa a experiência, mais rapidamente ela é registrada.
Nossa, que interessante. Não é à toa que a repetição é muito proveitosa em diversos aspectos. Abraços
ResponderExcluirBem interessante mesmo!!! Portanto se não tivéssemos a memória, teríamos que aprender todos os dias e são as aprendizagens armazenadas na memória, que possibilitam fazermos associações e conexões com novas aprendizagens! Abç!
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