quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi instituído por reformistas como Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo entre outros, no ano de 1932. No total, 26 intelectuais brasileiros assinaram este manifesto, destes, 23 homens e três mulheres.
        Estes reformistas e demais escolanovistas defendiam a ideia de que era necessário mudar a maneira de se fazer educação ou os mesmos erros aumentariam de tamanho, ou seja, era preciso definir uma direção para a educação brasileira.
Este manifesto serviu de base para a educação brasileira até os dias atuais. Naquela época já se pensava num sistema educacional organizado, numa maneira de renovar a escola tradicional, de rever qual a verdadeira função social da escola.
O manifesto defende a educação pública como um direito de todos os cidadãos, bem como sua gratuidade e obrigatoriedade, sendo o estado o responsável por garantir este direito ao cidadão.

O manifesto dos pioneiros da educação nova também defende uma educação integral, uma educação que vá de encontro aos interesses dos indivíduos e não de uma classe social. Uma educação onde ocorra uma troca de experiências capaz de despertar um interesse e uma ação a partir da vivência dos educandos, valorizando uma educação integral, já que somos seres sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário