quinta-feira, 19 de novembro de 2015


O desejo de saber, a transferência e contratransferência e suas repercussões na sala de aula

       Segundo o pensamento de Freud, existe alguma razão que desperta o aluno na busca por novos conhecimentos e também porque alguns tem um maior interesse e outros não. Freud acredita que a criança começa a despertar o desejo de aprender a partir do momento em que percebe que existem diferenças de sexo, que existem diferenças entre corpos de meninos e de meninas e, a partir deste ponto, começam a fazer comparações, surgindo o interesse em descobrir outras coisas como, por exemplo, “de onde eu vim”.
        Em relação à educação, é importante que nós, professores possamos compreender que tentar suprimir as pulsões parciais (desejo de saber porque meninos são diferentes das meninas, de onde a criança veio) podem ocasionar efeitos como a neurose.

  • ·        Aprendemos na relação com outras pessoas, portanto, não há ensino sem professor. O aluno tem o desejo de saber quando seu professor conquistou uma importância especial. Através dessa importância conquistada o professor tem poder sobre o aluno.
  • ·     Na escola os professores tomam o lugar dos pais e os sentimentos que se mantêm nessa relação são os sentimentos que a criança dirigia ao pai ou à mãe no momento da resolução do complexo de Édipo.
  • ·         O desejo de aprender transfere sentido e poder à figura do professor.
  • ·     A transferência permeia qualquer relação humana. Acontece quando o desejo de saber do aluno se volta para o professor e a ele atribui um sentido especial.
  • ·         O aluno transfere ao professor as experiências anteriormente vividas com seus pais.
  • ·     A contratransferência são os resultados da influência do aluno nos sentimentos do professor. É o inconsciente do professor se manifestando em relação às transferências de sentimentos de “amor” ou de “ódio” que partem dos alunos.

             Para complementar meus estudos, além do material disponibilizado pela professora, fiz a leitura do artigo "PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR DIFERENCIADO PARA A RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO"
         disponível em http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFil%20e/31/29

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