O desejo de saber, a transferência e contratransferência e suas
repercussões na sala de aula
Segundo o pensamento de Freud,
existe alguma razão que desperta o aluno na busca por novos conhecimentos e
também porque alguns tem um maior interesse e outros não. Freud acredita que a
criança começa a despertar o desejo de aprender a partir do momento em que
percebe que existem diferenças de sexo, que existem diferenças entre corpos de
meninos e de meninas e, a partir deste ponto, começam a fazer comparações,
surgindo o interesse em descobrir outras coisas como, por exemplo, “de onde eu
vim”.
- · Aprendemos na relação com outras pessoas, portanto, não há ensino sem professor. O aluno tem o desejo de saber quando seu professor conquistou uma importância especial. Através dessa importância conquistada o professor tem poder sobre o aluno.
- · Na escola os professores tomam o lugar dos pais e os sentimentos que se mantêm nessa relação são os sentimentos que a criança dirigia ao pai ou à mãe no momento da resolução do complexo de Édipo.
- · O desejo de aprender transfere sentido e poder à figura do professor.
- · A transferência permeia qualquer relação humana. Acontece quando o desejo de saber do aluno se volta para o professor e a ele atribui um sentido especial.
- · O aluno transfere ao professor as experiências anteriormente vividas com seus pais.
- · A contratransferência são os resultados da influência do aluno nos sentimentos do professor. É o inconsciente do professor se manifestando em relação às transferências de sentimentos de “amor” ou de “ódio” que partem dos alunos.
Para complementar meus estudos, além do material disponibilizado pela professora, fiz a leitura do artigo "PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR DIFERENCIADO PARA A
RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO"
disponível em http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFil%20e/31/29
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