domingo, 13 de novembro de 2016

AULAS PRÁTICAS

Na aula presencial de Percepção de Mundo pelas Ciências Naturais com os professores Tânia e Zeca mais uma vez percebemos a importância de fazer “ciência” por meio de atividades práticas. As atividades práticas nos surpreendem, nos encantam, nos envolvem e nos trazem significativos aprendizados.
Com uma lanterna e um cano de PVC o professor começou a projetar sombras na sala de aula e todas as alunas ficaram em silêncio, contemplando aquela prática. Então o professor nos disse para nos desafiar: o Sol gira em torno da Terra, não é mesmo? E nós começamos uma discussão sobre os movimentos da Terra em torno de si mesma e em torno do Sol.
Esta demonstração me fez lembrar da 4ª série quando a professora (que era a minha mãe) nos explicou os movimentos da Terra com uma vela e o globo terrestre. Desligamos as luzes da sala e fechamos as cortinas. Esta demonstração ficou gravada em minha memória de uma forma nítida. Um giro em torno de si mesma dá origem aos os dias e as noites. Vimos a luz que a vela projetava sobre o globo e que a parte de trás ficava no escuro. Um giro em torno do Sol, que demora 365 dias, corresponde ao período de um ano.

Ainda com relação ao ensino de Ciências no ensino fundamental, pode-se destacar a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala com a realidade a sua volta e é por esse motivo que as atividades práticas experimentais são de suma importância uma vez que proporcionam ao aluno vivenciar a realidade discutida em sala de aula através de teorias cientificas (SERAFIM, 2001).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


SERAFIM, M.C. A Falácia da Dicotomia Teoria-Prática Rev. Espaço Acadêmico, 7.

2 comentários:

  1. Oi Paula,
    O nome do professor não será José Francisco, o Zeca?
    As atividades práticas nessa faixa etária são extremamente importantes pois a criança faz reflexões e constrói relações a partir de suas experiências práticas. Assim, os estudantes transformam os conteúdos em algo significativo para sua vida.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é o Zeca. Não sei porque troquei. Ato falho hehehe. Vou corrigir.

      Excluir