domingo, 13 de novembro de 2016

COMO AS CIÊNCIAS DA NATUREZA PODEM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE IDEIAS CADA VEZ MAIS COMPLEXAS DE MUNDO?

Em uma das atividades da Interdisciplina de Percepção do Mundo pelas Ciências Naturais fomos convidadas a assistir a 5 vídeos os quais trouxeram exemplos de como é possível envolver as crianças em atividades práticas ou em experimentos, levando em conta seus conhecimentos prévios e o professor, por meio das atividades propostas, mediando a construção de um novo conhecimento. Sim, mediando, porque as crianças, através da estimulação do professor eram desafiadas a pensar sobre o assunto que a atividade prática ou a experimentação estava trazendo.
Percebe-se nos vídeos as crianças explicando os fenômenos a partir das suas próprias experiências. É por isso que as ciências da natureza podem através de aulas práticas e experimentais proporcionar grandes aprendizados aos alunos que não teriam em outras oportunidades.
Colocar as crianças em uma situação em que precisam resgatar seu conhecimento de mundo para tentar resolver um desafio ou um questionamento feito pelo professor já é um grande passo. Não há um único método científico. Todas as coisas que são conhecidas em ciências foram produzidas por meio da observação da realidade e da experimentação. Há diferentes maneiras de se produzir ciência diferente das maneiras clássicas.
Um trecho de um dos filmes que achei interessante foi o trabalho que uma professora fez com alunos da educação infantil: separação das cartas com desenhos de animais: quem combina com quem. As crianças deveriam agrupar animais de acordo com seus próprios critérios. É Jogo que pode ser feito com qualquer objeto. Me lembrei de uma atividade anterior que fizemos nesta disciplina: classificar também é fazer ciência. Há diferentes maneiras de trabalhar classificação. A criança na educação infantil agrupa usando critérios e percebe que os cientistas também agrupavam, mas de maneiras diferentes. Este um trabalho que pode ser retomado no ensino fundamental.
Outra parte de um dos vídeos me lembrou da aula presencial em que o professor projetou sombras com um ano de PVC e uma lanterna. No vídeo as crianças também tentavam explicar à sua maneira se a sombra fica sempre no mesmo lugar, o porquê dos dias e das noites, entre outros conceitos. Uma das crianças disse: “quando anoitece o sol vai para o Japão”. Do vídeo destaquei esta fala: “para assimilar a existência das coisas que a cercam a criança pequena sente vontade de explicar o mundo para si mesma. Para isso lança mão da observação e das informações a que tem acesso em diferentes fontes. Depois relaciona tudo isso a sua maneira”.
            O último vídeo que assisti coloca que situar objetos no espaço e orientar-se em relação a eles são situações naturais do dia-a-dia do adulto, mas, para a criança pequena essa capacidade precisa ser construída. Algumas noções relativas a esse desenvolvimento são o uso dos coordenadores espaciais, a lateralidade e a reversibilidade. A criança não nasce coordenando direita e esquerda. Devemos propor situações adequadas para a exploração da percepção espacial das mais variadas maneiras que favoreçam esta construção.  E isso envolve atividades práticas e experimentação.
Quando as crianças se envolvem em atividades práticas ou em experimentos, formulando hipóteses, considerando seus conhecimentos sobre o assunto e o tentam explicar à sua maneira, elas se responsabilizas mais pelo seu aprendizado porque está envolvida em situações que a desafiam.

Endereço dos vídeos citados:

https://www.youtube.com/watch?v=eKKaAkHKs6I
https://www.youtube.com/watch?v=qynHlQkj93Y
https://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8
https://www.youtube.com/watch?v=yq8c_-eTNTU
https://www.youtube.com/watch?v=Pq9KDoi-A9w
Fonte da imagem: <http://cienciaemfamilia.blogspot.com.br/2012/04/workshop-ciencia-e-natureza.html> Acesso em 13/11/2016

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