COMO
AS CIÊNCIAS DA NATUREZA PODEM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE IDEIAS CADA VEZ MAIS
COMPLEXAS DE MUNDO?
Em uma das atividades da Interdisciplina de
Percepção do Mundo pelas Ciências Naturais fomos convidadas a assistir a 5
vídeos os quais trouxeram exemplos de como é possível envolver as crianças em
atividades práticas ou em experimentos, levando em conta seus conhecimentos
prévios e o professor, por meio das atividades propostas, mediando a construção
de um novo conhecimento. Sim, mediando, porque as crianças, através da
estimulação do professor eram desafiadas a pensar sobre o assunto que a
atividade prática ou a experimentação estava trazendo.
Percebe-se nos vídeos as crianças explicando os
fenômenos a partir das suas próprias experiências. É por isso que as ciências
da natureza podem através de aulas práticas e experimentais proporcionar
grandes aprendizados aos alunos que não teriam em outras oportunidades.
Colocar as crianças em uma situação em que
precisam resgatar seu conhecimento de mundo para tentar resolver um desafio ou
um questionamento feito pelo professor já é um grande passo. Não há um único
método científico. Todas as coisas que são conhecidas em ciências foram
produzidas por meio da observação da realidade e da experimentação. Há
diferentes maneiras de se produzir ciência diferente das maneiras clássicas.
Um trecho de um dos filmes que achei
interessante foi o trabalho que uma professora fez com alunos da educação
infantil: separação das cartas com desenhos de animais: quem combina com quem.
As crianças deveriam agrupar animais de acordo com seus próprios critérios. É
Jogo que pode ser feito com qualquer objeto. Me lembrei de uma atividade
anterior que fizemos nesta disciplina: classificar também é fazer ciência. Há
diferentes maneiras de trabalhar classificação. A criança na educação infantil
agrupa usando critérios e percebe que os cientistas também agrupavam, mas de
maneiras diferentes. Este um trabalho que pode ser retomado no ensino
fundamental.
Outra parte de um dos vídeos me lembrou da aula
presencial em que o professor projetou sombras com um ano de PVC e uma
lanterna. No vídeo as crianças também tentavam explicar à sua maneira se a
sombra fica sempre no mesmo lugar, o porquê dos dias e das noites, entre outros
conceitos. Uma das crianças disse: “quando anoitece o sol vai para o Japão”. Do
vídeo destaquei esta fala: “para assimilar a existência das coisas que a cercam
a criança pequena sente vontade de explicar o mundo para si mesma. Para isso
lança mão da observação e das informações a que tem acesso em diferentes
fontes. Depois relaciona tudo isso a sua maneira”.
O último vídeo que assisti coloca
que situar objetos no espaço e orientar-se em relação a eles são situações
naturais do dia-a-dia do adulto, mas, para a criança pequena essa capacidade
precisa ser construída. Algumas noções relativas a esse desenvolvimento são o
uso dos coordenadores espaciais, a lateralidade e a reversibilidade. A criança
não nasce coordenando direita e esquerda. Devemos propor situações adequadas
para a exploração da percepção espacial das mais variadas maneiras que
favoreçam esta construção. E isso
envolve atividades práticas e experimentação.
Quando as crianças se envolvem em atividades
práticas ou em experimentos, formulando hipóteses, considerando seus
conhecimentos sobre o assunto e o tentam explicar à sua maneira, elas se
responsabilizas mais pelo seu aprendizado porque está envolvida em situações
que a desafiam.
Endereço
dos vídeos citados:
https://www.youtube.com/watch?v=eKKaAkHKs6I
https://www.youtube.com/watch?v=qynHlQkj93Y
https://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8
https://www.youtube.com/watch?v=yq8c_-eTNTU
https://www.youtube.com/watch?v=Pq9KDoi-A9w
Fonte da imagem: <http://cienciaemfamilia.blogspot.com.br/2012/04/workshop-ciencia-e-natureza.html> Acesso em 13/11/2016
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