INVENTANDO
UMA FORMA DE MEDIR
Na aula presencial de
Representação do Mundo pela Matemática o professor nos deu uma demonstração de
como levar o aluno a construir o conceito de medida antes de introduzi-lo aos
sistemas de medida convencionais.
Em duplas, recebemos uma tira
de papel pardo. Nós tínhamos que criar uma medida para medir o comprimento da sala
de aula, a altura da mesa do professor, a altura do armário, a largura da tábua
da mesa, a distância do roda-meio da sala até o chão, entre outros.
Eu e minha colega dobramos o
papel ao meio várias vezes em partes iguais até que ficamos com o papel
dividido em 16 partes iguais. Cada uma das partes do papel dobrado chamamos de “papelada”.
No comprimento da sala, por
exemplo, encontramos 192 “papeladas”. Isso porque encontramos 12 vezes o total
da tira e papel e multiplicamos pelo número de “papeladas” do papel. A largura
da tábua da mesa, por exemplo, correspondeu a 1/3 de uma papelada.
Vimos que com turmas maiores é
possível trabalhar com frações aplicando esta atividade.
Foi uma experiência interessante
e o professor nos disse que é importante trabalhar esta atividade concreta com
os alunos antes do conceito de metro.
Fonte da imagem: <http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60283250/grandeza%20comprimento%20e%20suas%20medidas%20Marcella%20e%20Neuza> Acesso em 13/11/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário