domingo, 13 de novembro de 2016

INVENTANDO UMA FORMA DE MEDIR

Na aula presencial de Representação do Mundo pela Matemática o professor nos deu uma demonstração de como levar o aluno a construir o conceito de medida antes de introduzi-lo aos sistemas de medida convencionais.
Em duplas, recebemos uma tira de papel pardo. Nós tínhamos que criar uma medida para medir o comprimento da sala de aula, a altura da mesa do professor, a altura do armário, a largura da tábua da mesa, a distância do roda-meio da sala até o chão, entre outros.
Eu e minha colega dobramos o papel ao meio várias vezes em partes iguais até que ficamos com o papel dividido em 16 partes iguais. Cada uma das partes do papel dobrado chamamos de “papelada”.
No comprimento da sala, por exemplo, encontramos 192 “papeladas”. Isso porque encontramos 12 vezes o total da tira e papel e multiplicamos pelo número de “papeladas” do papel. A largura da tábua da mesa, por exemplo, correspondeu a 1/3 de uma papelada.
Vimos que com turmas maiores é possível trabalhar com frações aplicando esta atividade.

Foi uma experiência interessante e o professor nos disse que é importante trabalhar esta atividade concreta com os alunos antes do conceito de metro.

Fonte da imagem: <http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60283250/grandeza%20comprimento%20e%20suas%20medidas%20Marcella%20e%20Neuza> Acesso em 13/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário