domingo, 27 de novembro de 2016

JOGO FAÇA 10

Em uma das tarefas da disciplina de REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA, tínhamos que escolher um objeto digital de aprendizagem e adaptar para a sala de aula. Eu escolhi o objeto digital “FAÇA 10” e montei em uma versão possível de ser aplicada na sala de aula caso não seja possível jogar online. Montei as cartinhas com números do 1 ao 9 que deve ser impressa 4 vezes já que no jogo as cartas do 1 ao 9 aparecem repetidas 4 vezes. Pensei neste jogo para aplicar em um 2º ano, mas pode ser jogado por alunos de 3º, 4, 5º, ...

Objetivos: Conseguir o maior número de cartas.

Como jogar: distribuir as cartas igualmente entre os jogadores, podendo ser 2 ou 4. Cada jogador que receber as cartas deixa elas empilhadas e viradas para baixo. Na sua vez, o jogador vira sempre a carta que está em cima da sua pilha, e colocando-a no centro virada para cima. O jogador pode recolher cartas que somarem 10 ou passar a vez. Se não percebeu que podia recolher cartas que somavam 10, o próximo jogador poderá fazê-lo. Os pontos são marcados de acordo com o número de cartas.
Apliquei este jogo na turma de 3º ano da escola. No início pensei que fosse uma atividade óbvia para eles, mas eles precisavam de tempo para pensar e calcular, utilizando a contagem nos dedos. Foi interessante porque no início eles diziam aos colegas quais pares poderiam formar, depois perceberam que deveriam ficar calados para que assim a chance de recolher as cartas da mesa fosse deles caso o colega não tivesse percebido. Poucos alunos tiveram facilidade, ou seja, não precisaram contar nos dedos para descobrir se somava 10 ou não. Deve-se lembrar da regra: sempre que o jogador terminar suas possibilidades ou tentativas ele deve dizer: passo a vez.

                                                        

         Este jogo é muito interessante. A professora de reforço escolar da escola onde trabalho já está utilizando nas suas aulas. Minha irmã cursa o Magistério e precisa as semanas realizar atividades práticas. Ela incluiu este jogo em uma delas. A vice-diretora da escola, que é professora de matemática, levou o jogo para casa para jogar com seus filhos de 6 e 9 anos. Fiquei feliz por ter partilhado este jogo e que as pessoas com quem partilhei estão utilizando-o.


Um comentário:

  1. Paula, muito boa a tua adaptação! Mostrou que é possível trabalhar com as tecnologias, mas que também é possível trabalhar com os jogos concretos. Assim, também se faz possível transformar jogos concretos em jogos digitais!
    Abraços!

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