quinta-feira, 13 de dezembro de 2018


AULA MAGNA - UFRGS
A UTILIDADE DOS SABERES INÚTEIS – NÚCCIO ORDINE

Revisando a postagem sobre a aula magna da UFRGS em março de 2016 na qual Núccio Ordine fala sobre “A UTILIDADE DOS SABERES INÚTEIS”, vejo que muitas coisas que destaquei fazem parte do papel de uma escola, como, por exemplo, o seguinte trecho: “A maioria dos alunos confessa que entra na escola para conquistar um diploma. Nuccio Ordine coloca que o objetivo da escola e da universidade é fazer com que nossos alunos compreendam que não entramos numa escola para conseguir um diploma e que não se frequenta a universidade para conseguir um título, mas sim, para se tornar uma pessoa melhor, para se tornar uma pessoa crítica, para se tornar homens e mulheres livres e capazes de pensar com autonomia”.
Pensando desta forma, agora, quase na etapa final do curso de Pedagogia, percebo o quanto me transformei de forma pessoal, mas, acima de tudo, profissionalmente com tudo que experimentamos e vivenciamos ao longo desta graduação. Ter a oportunidade de estudar para a melhoria da prática pedagógica é um esforço que trará benefícios aos sujeitos mais importante desse processo: meus alunos. Sem eles, meu trabalho é insignificante.
O que eu fiz foi investir da educação. E, como disse Núccio Ordine na aula magna, “investir na educação e na cultura significa educar os jovens para a justiça, para a solidariedade, para a tolerância, para a recusa da corrupção, para a democracia, com o objetivo de aperfeiçoar não somente o crescimento cultural do país, mas também o seu crescimento econômico. Corrupção é combatida parcialmente com boas leis e, especialmente, com uma boa escola e com uma boa universidade, formando estudantes capazes de amar o bem comum e de se opor a lógica de obter o lucro em si mesmo e do egoísmo”.

Postagem revisitada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário