domingo, 16 de dezembro de 2018


A CASA E O SEU DONO
Elias José

Fazendo a postagem sobre a poesia no Brasil, a tutora me questionou de que forma eu utilizo deste gênero em sala de aula. Fizemos um planejamento para a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação e eu escolhi trabalhar o poema “A casa e o seu dono”, de Elias José. A atividade foi aplicada a uma turma de pré-escola, nível B.
Na oportunidade contei as crianças a histórias usando imagens dos animais com suas respectivas casas. As crianças achavam graça das rimas e uma única vez foi suficiente para que eles gravassem o poema e o recontassem direitinho apenas observando as imagens. Como tarefinha de casa, cada criança inventou um tipo de casa que rimasse com seu nome, com ajuda de suas famílias. Os trabalhos ficaram maravilhosos.
Vale destacar que a poesia é um excelente recurso para trabalhar a oralidade e é uma maneira lúdica de expandir o universo da criança.


 

  

 




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2 comentários:

  1. Olá, Paula. Em relação a escolha desse post, que concepção você destaca? Essa prática pedagógica relatada, foi o resultado da evolução de algum conceito? Qual? O que mudou?

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  2. Como diz Carlos Drummond de Andrade, “Crianças são poetas por natureza”. Desde pequenas brincam com a linguagem e, conforme vão crescendo, começam a perceber que a linguagem é, na verdade, um jogo de palavras que podem ser faladas de diversas maneiras.
    Trabalhar com poema é importante porque desenvolve a oralidade, exercita a memória e estimula a criatividade. O simples fato de recitar um poema, com um jogo de palavras que combinam, é prazeroso para a criança.
    De acordo com a proposta de Emília Ferreiro, a qual estudamos na interdisciplina de Alfabetização com a professora Ivany, não existe idade certa para a se ensinar uma criança a ler e a escrever, mas sim, é um processo que se inicia cedo quando as oportunidades lhes são dadas.
    Sendo assim, é importante que a escola ofereça um ambiente alfabetizador desde a educação infantil, caso em que esta atividade da postagem foi aplicada, oportunizando às crianças uma aproximação com a língua escrita por meio de uma interação com pessoas capazes de ler e escrever e através de diferentes recursos como: ouvir histórias lidas em voz alta e demonstrar afetos pelos livros, explorar diversos materiais de leitura, oportunidade de mostrar suas escritas a partir de suas próprias concepções, ler quando ainda não se sabe ler usando letras de músicas, poemas (como exemplo da atividade da postagem), parlendas, além de inúmeras outras práticas que tornam o ambiente alfabetizador.

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