terça-feira, 11 de dezembro de 2018


QUANDO AS CRIANÇAS AINDA NÃO SABEM LER

Ao revisitar meu blog, encontrei a postagem que fala sobre as crianças que ainda não sabem ler. Mas esse “não saber ler” se refere à língua escrita por meio de códigos que chamamos de letras, pois, como diz Paulo Freire, a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Por isso, é importante inseri-las em práticas sociais que envolvam a leitura mesmo antes da aquisição desta habilidade. Oferecendo desafios e diversas práticas de leitura e escrita estamos auxiliando as crianças a obterem êxito no processo de alfabetização.
Na escola onde fiz o meu estágio, todos os dias, cada turno dedica 20 minutos exclusivamente à leitura. De manhã, que era o turno do meu estágio, a leitura acontece das 8 às 8:20. Depois de alguns dias de estágio, usava um tempinho desse período para ler às crianças alguma história dos livros que estavam disponíveis a elas na sala de aula. Interessante é que esta simples prática de contar histórias incentiva as crianças a fazerem leitura, porque, depois da contação, todos queriam ler o livro da história que a profe contou.

Postagem revisitada:

https://blogpaulamarchesini.blogspot.com/2015/11/quandoas-criancas-ainda-nao-sabem-ler.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário