ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES SOBRE O JOGO
É importante permanecer na
aprendizagem a dúvida, a inquietação e o prazer para que a aula não se torne um
local de desinteresse. É por meio do jogo que expressam as angústias, se busca
satisfação e se entra em contato com os outros. Brincar desenvolve a tolerância
e a frustração. Muitas vezes nos queixamos de que as crianças não sabem
trabalhar em grupo. Mas, como vão aprender a trabalhar em grupo se nunca
oportunizamos estes momentos? “Trabalha-se em grupo para se aprender a jogar em
grupo. Joga-se para se aprender a jogar”.
Várias destas ideias citadas
acima observei ao aplicar o jogo Faça 10 com a turma do meu estágio. Brincar desenvolve
a tolerância e a frustração: isso observei em uma menina, que não queria mais
jogar porque não tinha ganho o maior número de pontos na primeira jogada. Eu
havia impresso uma ficha onde os alunos anotavam os pontos de cada componente
do grupo em cada rodada do jogo. Então foi a hora de fazer minha interferência:
expliquei que estávamos jogando para aprender e não para ganhar sempre, que nem
sempre na vida podemos ter tudo o que queremos, que precisamos respeitar o
momento do outro e entender que, por eu não ser único no mundo, há dias mais
fáceis e dias mais difíceis, assim como no jogo. Depois dessa minha fala,
abracei a menina e ela sentiu-se confiante para voltar a jogar.
O que eu percebi com isso? O jogo,
além de estimular as operações mentais, ajuda a criança a se desenvolver como
pessoa, a ser mais tolerante e saber lidar com as frustrações.
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