BRINCAR...
Brincar é coisa séria. Brincar
pode se referir a um jogo, uma brincadeira de roda, a prática de um esporte,
uma brincadeira individual em que a criança está representando cenas de adultos
ou cenas do dia-a-dia com brinquedos como bonecas, carrinhos, panelinhas,
sucatas, entre outros, e é uma forma simbólica de expressar nossos desejos,
assim como o sonho e a fantasia.
Piaget, na teoria do
construtivismo, estuda a forma como construímos conhecimento, como criamos
estruturas mentais enquanto nos desenvolvemos para compreendermos o mundo à
nossa volta e que brincar e jogar relacionam-se com a construção dessas
estruturas mentais.
Na
turma do meu estágio, procurei organizar momentos de brincadeira, mesmo sem
prever no planejamento. Os alunos pediam para brincar de morto-vivo, com os
legos, ou com o jogo academia de ginástica cerebral para crianças. Em algum
momento da aula, encaixávamos por uma parte do tempo alguma destas brincadeiras,
que acabavam por promover a integração da turma e o momento em que as crianças
se expressavam. Também organizei momentos com atividades planejadas que
envolviam as crianças em brincadeiras como o jogo do bingo, cabo-de-guerra,
Boole, entre outros.
Imagem do jogo Faça 10
Postagens
revisitadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário