domingo, 16 de dezembro de 2018


BRINCAR...

Brincar é coisa séria. Brincar pode se referir a um jogo, uma brincadeira de roda, a prática de um esporte, uma brincadeira individual em que a criança está representando cenas de adultos ou cenas do dia-a-dia com brinquedos como bonecas, carrinhos, panelinhas, sucatas, entre outros, e é uma forma simbólica de expressar nossos desejos, assim como o sonho e a fantasia.
Piaget, na teoria do construtivismo, estuda a forma como construímos conhecimento, como criamos estruturas mentais enquanto nos desenvolvemos para compreendermos o mundo à nossa volta e que brincar e jogar relacionam-se com a construção dessas estruturas mentais.
            Na turma do meu estágio, procurei organizar momentos de brincadeira, mesmo sem prever no planejamento. Os alunos pediam para brincar de morto-vivo, com os legos, ou com o jogo academia de ginástica cerebral para crianças. Em algum momento da aula, encaixávamos por uma parte do tempo alguma destas brincadeiras, que acabavam por promover a integração da turma e o momento em que as crianças se expressavam. Também organizei momentos com atividades planejadas que envolviam as crianças em brincadeiras como o jogo do bingo, cabo-de-guerra, Boole, entre outros.

Imagem do jogo Faça 10

Postagens revisitadas:
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário