domingo, 16 de dezembro de 2018


MEMÓRIA VISUAL

Desenvolver a memória é um aspecto importante para a aprendizagem. A memória visual é a capacidade de reter e lembrar de estímulos visuais observados. Por meio desta habilidade a criança consegue, por exemplo, memorizar as letras que formam uma palavra possibilitando que a reconheça quando a ver novamente, conseguindo fazer, com esta palavra, associações e relações.
Pensando nisso, resolvi aplicar uma atividade diferente para que os alunos do ensino médio pudessem relembrar o momento e recordar das estruturas celulares. Usando o aplicativo Quiver Vision e o desenho de uma célula disponibilizado pelo próprio aplicativo, cada aluno coloriu o seu desenho que, com a câmera do celular, foi possível verifica-lo em um formato 3D e, além disso, interagir com a imagem. Os alunos amaram a atividade.


 



Postagem revisitada:


2 comentários:

  1. Olá, Paula. Em relação a escolha desse post, que concepção você destaca? Essa prática pedagógica relatada, foi o resultado da evolução de algum conceito? Qual? O que mudou?

    ResponderExcluir
  2. A intenção desse post foi tratar de duas coisas: a memória visual e o uso da tecnologia em sala de aula. A memória visual tem um grande poder de associar a imagem a uma recordação, além de ser um recurso muito importante para reforçar a aprendizagem e a compreensão da informação. A tecnologia está mudando a maneira como os jovens aprendem. Pensando em uma forma de inovar um pouco minha prática, organizei uma aula em que o celular pudesse ser usado como recurso pedagógico já que, no caso desta escola, todos os jovens tem acesso a esse aparelho. Utilizei esse aplicativo que é fácil de ser instalado para fazer a visualização e identificação das estruturas celulares de uma forma diferente das imagens que costumamos ver nos livros, ou seja, em um formato 3D.

    ResponderExcluir